Conexão Tocantins Araguaína

Estado

04/07/2011 - Redação

Acontece nesta terça-feira, dia 5, no escritório da Eletronorte em Palmas, reunião com secretários estaduais para debater a proposta do governo de incrementar a infraestrutura de telecomunicações do Estado. A reunião será coordenada pelo secretário das Cidades Ronaldo Dimas, que articula convênio de cooperação técnica entre o Estado e a Eletronorte para a implantação de um moderno programa de governança eletrônica.

Ronaldo Dimas ressalta a importância da participação do titular e de um técnico de cada secretaria, para que as ações planejadas nas diversas esferas da gestão pública sejam debatidas e implementadas. Na oportunidade os secretários vão conhecer detalhes do projeto. A reunião será no escritório da Eletronorte (Qd. 101 Norte, Av. NS 01, Lote 9) a partir das 14 horas.

Tocantins Conectado

Denominado previamente Tocantins Conectado, o projeto prevê a utilização e a complementação do sistema de fibra ótica já existente nas redes de transmissão da Eletronorte para permitir a consolidação do governo eletrônico e criar um ambiente favorável à incorporação de tecnologia e inovação nos processos de gestão pública. Dirigentes dos dois órgãos ultimam os preparativos para a assinatura do convênio que será assinado pelo governador Siqueira Campos e o diretor-presidente da Eletronorte Josias Matos de Araújo.

‘O Projeto é uma ação de inclusão digital e de cidadania que beneficia todo o Estado, mediante a oferta de serviços de comunicação, com reflexo direto em vários setores’, explica o secretário Ronaldo Dimas. Na prática, o programa permite a inclusão digital da maioria das cidades tocantinenses e a integração dos órgãos públicos através da rede de telecomunicações, incrementando a governança eletrônica. Além disso, facilita a implementação de redes e aglomerações de empresas em arranjos produtivos, reforça o sistema de monitoramentos eletrônicos, de educação à distância e de telemedicina.

O secretário das Cidades Ronaldo Dimas observa que o projeto, além de promover inclusão digital das cidades tocantinenses, vai permitir ao Estado economizar significativamente com serviços de internet e telefonia. “O convênio prevê que o uso dessa rede pelo setor público será totalmente gratuito”.

O gerente da Coordenação de Representação da Eletronorte no Tocantins José Pierre Armond avalia que o convênio é bom para todos: para a Eletronorte, que terá a sua rede de telecomunicações ampliada; para o Estado, que passa a contar com uma grande rede de comunicação com enorme capacidade de informação sem custo; e para a sociedade, que terá serviços de melhor qualidade e com maior confiabilidade. “O Tocantins, com este projeto, sai na frente, em termos de comunicação, e pode ser um exemplo para o País.” Conclui Pierre, ressaltando que nenhum outro estado possui sistema tão avançado quanto o que está sendo implantado no Tocantins.

Fonte: Ascom Secretaria da Cidades