Conexão Tocantins Araguaína

Polí­cia

27/06/2011 - Redação

Foto: Divulgação

Teve início na manhã desta segunda-feira, 27, na sede co Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, o treinamento do Sistema Integrado de Operações (Siop), que está oferecendo 40 vagas para policiais civis e militares, bombeiros e guardas metropolitanos de Palmas, Araguaina e Gurupi.

O objetivo do treinamento, de acordo com a PM, é otimizar os serviços do Siop, como forma de agilizar o atendimento, dando uma resposta mais rápida à sociedade.

O curso é ministrado pelo tenente coronel da Polícia Militar do Estado de Goiás Cláudio de Oliveira, conta com 40h/aula e os seguintes módulos: Atendimento, Despacho, Fechamento, Administração e Manutenção e o módulo de Relatórios e Consultas. Ao final do treinamento haverá uma avaliação – uma prova prática – com os participantes. Os alunos serão certificados pela Evoluti – empresa responsável pelo projeto de expansão do Siop para Araguaína e Gurupi.

A delegada de polícia e diretora do Siop, Millena Coelho Jorge Albernaz, informou que nessas duas cidades (Araguaína e Gurupi) já existe o serviço 190 - Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) - e que o treinamento em Palmas tem a finalidade de agilizar os atendimentos à sociedade, inclusive com dados reais e estatísticos do mapeamento das ocorrências – uma otimização que se dará, principalmente, com a interligação do sistema entre Palmas, Araguaína e Gurupi.

A previsão é que o Siop esteja implantado nessas duas cidades do interior no segundo semestre deste ano. Após implantado definitivamente o Siop em Araguaína e Gurupi, haverá treinamentos com os policiais para a execução dos trabalhos.

Siop

O serviço foi implantado em 2004 e inaugurado em 21 de abril de 2005. O SIOP passou a atender a comunidade de Palmas, gerando mais agilidade e eficiência no atendimento às chamadas de emergência, por meio do telefone 190. Instalado no Quartel do Comando Geral, o sistema utiliza tecnologia de ponta e facilita o deslocamento de viaturas com mais rapidez. As policias Militar, Civil, Técnica, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana e IML trabalham em conjunto para atender a população e têm no Siop um grande aliado no combate à criminalidade.

Fonte: Ascom PM