Conexão Tocantins Araguaína

Economia

13/06/2011 - Redação

Foto: Edson Santos

A Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social – Setas entregou no sábado, 11, os certificados para os alunos da primeira turma do curso de ‘Arte em Pneus’ e lançou mais oito cursos dentro do projeto de inclusão produtiva em Araguaina. A ação faz parte do programa de incentivo e fomento à Economia Solidária no Estado.

Participaram do evento o vice-governador João Oliveira, o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, o prefeito de Araguaina, Valuar Barros, o vereador Jerônimo Cardoso e demais lideranças locais.

Para o vice-governador João Oliveira, as ações da Setas vem ao encontro dos anseios da sociedade tocantinense. “O governador Siqueira Campos disse que voltaria para cuidar das pessoas e entendendo que nesse momento o que as pessoas necessitam é de qualificação. Por meio da Setas ele lança esse projeto que vai beneficiar boa parte das pessoas que necessitam ser inseridas no mercado de trabalho”, concluiu o vice-governador.

Durante a entrega, foram expostas peças produzidas pela primeira turma de Arte em Pneus. Ana Maria, que participou do curso, estava agradecida pela oportunidade de fazer parte do projeto. Viúva e mãe de três filhos, ela não tinha nenhuma perspectiva de renda. “Minha vida agora tem um norte e hoje posso dizer que minhas chances são outras. Após a conclusão desse curso me sinto mais digna e capaz de enfrentar as dificuldades", disse.

O secretário Agimiro Costa falou a respeito dos vários projetos de inclusão produtiva realizados pela Setas e comentou com preocupação os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, onde o Tocantins aparece em primeiro lugar em incidência de casos de trabalho infantil. “Esses dados refletem como os governos passados não cuidavam do nosso povo. Se no passado recente os que estavam no poder tivessem construído escolas para darmos às nossas crianças novas perspectivas, tivessem tido mais respeito pelos nossos pioneiros mirins, e criado políticas voltadas para nossas crianças, os números atuais seriam outros”, enfatizou Agimiro Costa.

Além de Araguaina, recebem cursos de inclusão produtiva os municípios de Babaçulândia, entre 13 e18 de junho, Santa Fé do Araguaia, de 27 junho a 02 de julho, Muricilândia, de 04 a 09 de julho, e Aragominas, entre 18 e 23 de julho.

Fonte: Secom