Conexão Tocantins Araguaína

Esporte

10/06/2011 - Redação

Eles chegaram ao ginásio Neblina em Araguaina, de cadeira de rodas e conduzidos pela ajuda de outros estudantes, na noite de abertura do Jets – Jogos Estudantis do Tocantins, nesta quinta-feira, 9. Os alunos do CAIC – Centro de Atenção Integral a Criança, mostraram que para ser atleta não existem limites e emocionaram o público presente.

Na DRE de Araguaina, nesta edição dos Jogos, foi eleito o tema; o ‘O esporte sem fronteiras’, e já no inicio da celebração ficou provado que o lema será seguido à risca. Sem distinção de raças, os estudantes da Escola Estadual Indígena Txualet, da etnia Krahô, de Goiatins, entraram com as bandeiras junto com estudantes do Caic. “Mais uma vez os jogos serviram como ponte para a promoção do intercâmbio de culturas. E na penúltima regional onde as competições acontecem ficou claro que a participação das várias etnias, faz parte da história e da construção dos Jets”, completou a diretora regional de ensino de Araguína, Sebastiana Dias.

Os atletas indígenas também apresentaram danças típicas de sua cultura, como a corrida de torra e ganharam no braço o cabo de guerra, disputado com estudantes do Colégio Pré-Universitário de Araguaína. O estudante Vamir Krahô, explica a importância da celebração, “esta oportunidade mostra que não existem barreiras, apenas diferenças, que somadas nos fazem mais fortes”.

“Estes jogos representam muito para nós estudantes, aqui podemos competir, aprender com vitórias e derrotas e ainda conhecer estudantes de outros municípios”, conta Fernando Veloso, estudante atleta do Caic.

Durante os cinco dias de competição mais de 450 atletas estudantes irão lutar por uma vaga nas modalidades de futsal, atletismo, tênis de mesa, xadrez, e voleibol. Na próxima semana é vez dos estudantes da DRE de Palmas, entrarem em quadra para competir.

Fonte: Ascom Seduc