Conexão Tocantins Araguaína

Estado

09/06/2011 - Redação

Foto: Fredson Aguiar

A reunião contou com a presença dos secretários estaduais Ronaldo Dimas, das Cidades; Alexandre Ubaldo, da Infra-estrutura; Sandro Rogério, da Fazenda, além dos senadores Vicentinho Alves (PR), João Ribeiro (PR) e Ataídes Oliveira (PSDB) e o governador Siqueira Campos (PSDB). Na busca por recursos para o Tocantins, o grupo tocantinense levou ao ministro das Cidades, Mário Negromonte, solicitações de pavimentação, revitalização de áreas urbanas e saneamento ambiental.

O governador Siqueira Campos apresentou, ao ministro Mário Negromonte, as solicitações do Estado que contemplam obras em 90% das cidades do Tocantins – “é quase a totalidade dos municípios que pretendemos ver atendidos, inicialmente, e com a garantia de recursos que melhorem as condições de vida da população tocantinense”, disse Siqueira,logo ao início da reunião.

A bancada tocantinense levou solicitações que somadas atingem cerca de 380 milhões reais em recursos para o Tocantins. Entre as solicitações, as mais importantes:

Porto Nacional

Defendida com muito empenho pelo senador Vicentinho, a emenda de bancada que prioriza o asfaltamento e a implantação de sistemas de infraestrutura nos bairros Vila Nova, Nova Capital, Jardim dos Ipês e distrito da Escola Brasil atenderá, diretamente, uma população de 15 mil pessoas.

A proposta levada pelo Senador, juntamente com governador Siqueira Campos, tem valores orçados em 22 milhões de reais, sendo que cabe ao Estado arcar com 10% de contrapartida e o Governo Federal com o restante dos investimentos.

“Pleiteamos este recurso, senhor Ministro, pois precisamos garantir mobilidade urbana, inclusão social e crescimento urbano sustentável à cidade de Porto Nacional. Estes bairros precisam além da pavimentação, também, a construção de galeria pluvial para evitar alagamentos em épocas de chuva”, disse Vicentinho.

Feirinha de Araguaina

No bairro São João, a Feirinha, com estrutura física inadequada e arcaica, se tornou – segundo informações da Polícia Militar repassadas ao ministro pelo governador – ponto de prostituição e tráfico de drogas. Um dos ofícios apresentados solicita nova estrutura no local, dotada de espaço cultural, posto policial, praça, além da duplicação de aproximadamente 1 km da Avenida Filadélfia. A obra está orçada em 12 milhões e meio de reais.

Programa Pró-transporte

A secretaria estadual das cidades realizou um diagnóstico nos municípios tocantinenses e esse levantamento resultou na apresentação de 11 Cartas-Consulta, que buscam recursos do programa Pró-Transporte – do Ministério das Cidades – para a construção de calçadas, ciclovias, drenagem, pavimentação, paisagismo e sinalização em 123 municípios do Tocantins. As Cartas já tiveram uma pré-análise favorável por parte da Caixa Econômica Federal e, agora, encontram-se no Ministério que promoverá uma seleção das propostas.

Na reunião, o governador pediu agilidade e o apoio do Ministro Mário Negromonte neste pacote de obras que tem valor de recursos orçado em 323 milhões de reais. O ministro afirmou que conhece as desigualdades regionais e garantiu agilidade no trâmite.

Parque Araguatins

Ainda na reunião, o governador Siqueira Campos, os secretários e os senadores apresentaram uma solicitação de recursos para o projeto de recuperação e revitalização do Rio Taquari, em Araguatins. Denominado “Parque Araguatins”, o local contará com extensa área verde, pistas e equipamentos esportivos, viveiros de mudas e áreas de lazer. A construção do parque propiciará a continuidade da Avenida Beira-Rio e margeará o rio até a rodovia estadual que corta a cidade.

“Esta solicitação tem razão de ser: além de garantir maior urbanização numa cidade turisticamente muito importante para o Tocantins, o Parque resgata o compromisso do Governo do Estado com o saneamento ambiental do município e busca acabar com os graves problemas de saúde, recentemente, ocorridos na região”, pontuou Ronaldo Dimas, Secretário Estadual das Cidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vicentinho Alves