Conexão Tocantins Araguaína

Campo

04/06/2011 - Redação

Foto: Divulgação

Produtores rurais terão oportunidade de ampliar os seus conhecimentos em gestão através de palestras e oficinas que serão oferecidas no período de 06 a 10 de junho.

Neste ano de 2011 a Exposição Agropecuária de Araguaína (EXPOARA), completa 43 anos de sucesso. Durante a exposição, os produtores rurais têm a oportunidade de ampliar a sua visão de negócios e os seus conhecimentos em gestão através de palestras e oficinas que são realizadas na 6ª Semana Tecnológica da Expoara 2011, no período de 06 a 10 de junho, no Sindicato Rural de Araguaína (SRA).

O evento é organizado pelo Sebrae-TO, UFT, Ruraltins, Senar, Faet, Associação dos Produtores de Leite do Araguaia e Tocantins (APLAT), Unitins, Cooperativa dos Produtores do Vale do Araguaia (VALLECOOP), Prefeitura Municipal de Araguaína e o Sindicato Rural de Araguaína.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae-TO, Paulo Massuia, investir em gestão é fundamental para o crescimento das empresas sejam elas da cidade ou do campo. “Nossa participação na Expoara tem como proposta levar conhecimento em gestão, bem como inovações tecnológicas com o intuito de ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas”, ressalta.

Os interessados em participar das palestras e oficinas oferecidas durante a 6ª Semana Tecnológica poderão se inscrever gratuitamente no stand do Sebrae. As palestras serão ministradas pelas instituições parceiras, tais como: UFT, Ruraltins, Senar, Sindicato Rural de Araguaína, Seagro, Coopter, Unitinsagro, Celtins, Prefeitura de Araguaína, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Adapec, Vallecoop, Aplat e Fieto.

A novidade deste ano será a palestra sobre suinocultura, com dia de campo na UFT, na ocasião a inscrição será um quilo de alimento não perecível, que vai ser arrecadado e doado para uma instituição filantrópica.

“O nosso principal objetivo ao realizar a Semana Tecnologia é passar para o produtor rural que a atividade dele é uma grande alternativa de renda, onde ele pode trabalhar nas áreas de suinocultura, avicultura, piscicultura, apicultura, produção de bovinos, fruticultura e horticultura, ou seja, dentro da sua própria propriedade. Então temos como foco, trazer mais conhecimento e informação para esses produtores rurais”, afirma o gerente do Núcleo Regional Norte (NRN), Francisco Ramos.

O presidente do Conselho do Sebrae, Roberto Magno Martins Pires pontuou a importante participação de instituições como o Sebrae em Feiras Agropecuárias. “A cada dia percebemos que a disseminação do conhecimento, tecnologia e inovação é fundamental para a gestão empresarial. A presença da instituição contribui (e muito) para que o empreendedor e produtor rural cresçam e se tornem competitivos no mercado, aumentando sua renda”.

Cronograma das Palestras e Oficinas

06 de junho - segunda-feira (Suinocultura)
08h – Sistema de criação de suínos ao ar livre – SISCAL
10h – Viabilidade bioeconômica do sistema SISCAL
14h – Oficina prática: visita técnica ao sistema SISCAL da UFT

07 de junho - terça-feira (Avicultura caipira e Piscicultura)
8h – Piscicultura: passo a passo para implantação de uma criação
9h30 – Piscicultura: fertilização de tanques e manejo de qualidade da água
11h – Piscicultura: viabilidade da criação de peixes em tanque rede
14h – Criação de frangos e galinhas caipiras
15h30 – Como montar um projeto de criação de frango caipira

08 de junho - quarta-feira (Apicultura)
8h – Iniciando uma criação de abelhas
9h30 – Apicultura: manejo entre safra (alimentação, troca de cera, produção de cera alveolada, etc)
11h – Meliponicultura – Criação e manejo de abelhas sem ferrão
14h – Qual o custo e ganho de um apiário e o meu lucro produzindo mel?
15h30 – Apicultura: Processamento, armanezamento e comercialização do mel

09 de junho - quinta-feira (Produção de Bovinos)
8h – Utilização de machos leiteiros para produção de carne de qualidade
10h – Princípios técnicos para o sucesso no confinamento de bovinos
14h – Utilização de software GPEC no Gerenciamento da Pecuária de Corte
15h30 – Suplementação de bovinos de corte em pastejo

10 de junho - sexta-feira (Fruticultura e Horticultura)8h – Importância da polinização para produção agrícola
10h – Viabilidade econômica da produção de maracujá
14h – Mercado e potencialidades da fruticultura no Estado do Tocantins
16h – Estratégias de produção e comercialização de hortaliças

Fonte: Ascom Sebrae