Conexão Tocantins Araguaína

Estado

23/05/2011 - Redação

Foto: Divulgação

Durante o projeto “Prefeitura nos Bairros”, realizado nesta sexta-feira, dia 20, o prefeito de Araguaína, Valuar Barros fez o lançamento dos trabalhos de recuperação asfáltica das ruas e avenidas da cidade. A secretaria de Obras já iniciou a recuperação nos setores Araguaína Sul, Rodoviário e Bairro São João.

O momento do lançamento ocorreu na tarde desta sexta-feira, na Avenida Tocantins, próximo a Delegacia da Mulher, e contou com a presença do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Walmir Ribeiro, do proprietário da empresa Percon Construções, Toni Costa, e do engenheiro da Petrobrás, Sérgio de Sousa. Estiveram presentes também os secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Elenil da Penha, e os vereadores Mané Mudança, Soldado Alcivan e Baldão.

O prefeito apresentou também as máquinas que foram adquiridas pelo Município, por meio de um financiamento no Banco do Brasil, no valor de R$ 3 milhões, para auxiliar nos trabalhos de recuperação asfáltica. Foram compradas 07 caçambas e um trator de esteira. O maquinário foi apresentado para a população em uma carreata realizada nas principais avenidas da cidade, na tarde desta sexta-feira.

Segundo o prefeito, os trabalhos de recuperação asfáltica serão feitos de acordo com os recursos financeiros do município, mas tentando abranger todos os setores da cidade. “Vamos procurar executar todas as obras licitadas e também aquelas oriundas de recursos federais, por meio dos nossos parlamentares, até o fim do ano. Serão feitos os trabalhos nos pontos mais críticos”, completou Valuar.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Walmir Ribeiro, explicou que o trabalho que a prefeitura vai realizar é a colocação de asfalto novo, nos lugares onde não tem como recuperar, além realizar uma operação tapa-buracos, com a implantação de lama asfáltica. Ribeiro explicou que para auxiliar a prefeitura, o prefeito entrou em contato com o engenheiro Sérgio de Souza, que trabalha há mais de 20 anos em tecnologia de asfalto, para assessorar e acompanhar os trabalhos da prefeitura.

Serviços

O engenheiro, Sérgio de Souza, explicou como será realizado seu trabalho de assessoria nos trabalhos que a prefeitura executará nas vias públicas da cidade. “O trabalho vai se dar na questão de fazer uma assessoria se o serviço está sendo feito de acordo com as normas e especificações; porque a partir do momento que você faz os serviços acompanhando as normas, você vai conseguir baratear os custos, dá mais qualidade e a vida útil bem maior para o pavimento”, comentou.

De acordo com Souza, todas as etapas da execução serão verificadas e conforme serão executadas, será feita uma orientação do deve ser feito com controle tecnológico na execução desse serviço. O engenheiro comentou sobre a situação das ruas e avenidas da cidade. “A cada situação você tem um projeto, um direcionamento, porque você tem que dar trafegabilidade nas vias. Hoje você não consegue andar em algumas vias isso tudo em função da falta de manutenção ao longo dos anos”, explicou. “Vamos ver para cada local o que se deve fazer em função da qualidade e custo”, completou.

Empresa

A empresa Percon Construções foi a ganhadora da licitação para os trabalhos de recuperação asfáltica do município, no valor de R$ 6 milhões. O proprietário da empresa, Toni Costa, disse que foram quatro lotes especificados nas planilhas da licitação e que a sua empresa deverá priorizar o recapeamento de lama asfáltica. “Os pontos críticos vão ser arrancados, os que não têm mais condição de recuperar, e dentro disso aí, nós vamos fazer um novo tratamento que é o sistema de TSD – tratamento superficial duplo”, explicou.

Também deverá ser feita uma operação tapa-buraco com PMF, nos pontos onde ainda podem ser aproveitados, salientou Costa. O empresário ressaltou que todo o material utilizado pela sua empresa está dentro das normas e especificações do DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes.

Costa explicou ainda que Araguaina, atualmente, tem cerca de 1,5 milhão de metros quadrados de pavimento degradado, e a administração municipal está procurando fazer um trabalho inicial de recuperação das vias públicas de qualidade com recursos próprios.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Araguaina