Conexão Tocantins Araguaína

Polí­cia

11/05/2011 - Redação

Foto: Divulgação

O Comandante do 2º BPM, tenente coronel Luiz Carlos Barbosa Ferreira reuniu-se, na manhã desta quarta-feira, 11, com a comunidade do distrito de Bielândia, localizado a 50 km de Araguaina e pertencente ao município de Filadélfia.

Na oportunidade os moradores fizeram questionamentos sobre as principais deficiências nos aspectos relacionados à segurança pública da localidade, principalmente em razão do distrito estar passando por um aumento populacional resultante do progresso local, consequência da construção da Usina Hidrelétrica do Estreito (UHE Estreito), que está levando o distrito a receber moradores de municípios próximos os quais serão atingidos pela formação da represa, devido à proximidade da área.

De acordo com os participantes da reunião, com a chegada de novos moradores, o fortalecimento do comércio e pelo fato de ser um entroncamento que dá acesso outros municípios, houve, nos últimos anos, um recrudescimento da violência no povoado, aumentando a sensação de insegurança.

Como medidas que serão imediatamente adotadas, o tenente coronel Carlos anunciou a realização de operações inopinadas no povoado, nos dias em que a comunidade fica sem o policiamento ordinário, bem como também o Serviço de Inteligência do Segundo Batalhão, fará levantamentos periódicos com o intuito de subsidiar as ações do policiamento ordinário.

Também foi mencionado pelo comandante, a importância da participação proativa da comunidade no processo de segurança pública, seja repassando informações à Polícia Militar, seja como parceira, consubstanciando o modelo comunitário de policiamento. Participaram também da reunião, além de líderes comunitários, o Major Alencar, Chefe da P-4 do 2º BPM e o Tenente Roberto, Comandante da 3ª Companhia do 2º BPM.

O distrito de Bielândia fica localizado no entroncamento da rodovia TO-222, que dá acesso aos municípios de Barra do Ouro, Palmeirante, Goiatins e Campos Lindos e entre outras características, possui agropecuária solidificada e uma população estimada em 1.500 habitantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM