Conexão Tocantins Araguaína

Estado

06/05/2011 - Redação

Várias ações serão realizadas neste sábado, dia 07, a partir das 8 horas, no Setor Monte Sinai, em Araguaina. As atividades serão promovidas pela prefeitura da cidade, com a participação de todas as secretarias. A partir das 12 horas, será realizada uma reunião com a Comissão de Regularização Fundiária do Monte Sinai, com a presença do prefeito Valuar Barros (DEM), secretários, vereadores e moradores do setor. A reunião esclarecerá sobre o andamento e os procedimentos sobre a regularização dos terrenos.

Durante toda a manhã, serão realizadas atividades esportivas e de lazer, além de cursos de artesanato, aferição de pressão, exame de diabetes, atendimento odontológico. Ações sociais que destacam a importância de se investir em educação, saúde, saneamento básico e infraestrutura para a comunidade. A partir da regularização fundiária do setor, a prefeitura poderá investir na infraestrutura do local, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Monte Sinai

Há seis anos, uma área particular, localizada na saída sul de Araguaina, foi invadida por vários moradores da região, que reivindicavam a regularização do terreno para morarem no local. A partir de 2009, no mandato do prefeito Valuar Barros, a área foi transformada em uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), mas o município precisava ainda da transferência do terreno, que era particular, para o poder público. Naquele ano, por meio de um decreto, também foi criada uma Comissão de Urbanização e Legalização da ZEIS, tendo como integrantes membros do Executivo, Legislativo e representantes dos moradores. A área do Monte Sinai foi desapropriada e o terreno agora é do poder público, passando para a regularização fundiária do local. O tamanho da área é de 612 mil metros quadrados, localizada na saída sul de Araguaína. Atualmente, mais de 800 famílias moram no local.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Araguaina

Por: Redação

Tags: Araguaina, Setor Monte Sinai, Valuar Barros