Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

23/04/2011 - Redação

Foto: Joselita Matos Jesus carregando a cruz se encontra com Maria Jesus carregando a cruz se encontra com Maria
  • Jesus no monte das oliveiras
  • Jesus subindo com os apóstolos o monte das oliveiras
  • Maria Madalena limpa o rosto de Jesus
  • Público comparece à Avenida Filadelfia para asssitir a encenação

Mais de dez mil pessoas assistiram a encenação da Paixão de Cristo – Via Sacra, realizada nesta Sexta-feira da Paixão em Araguaina, segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araguaina. A Via Sacra é considerada como o maior espetáculo a céu aberto do Tocantins e já se tornou uma tradição para os araguainenses, sendo realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

A encenação emocionou ao público que compareceu na Avenida Filadélfia, onde foi montado todo o cenário da Via Sacra. Antes do início da apresentação, o Coral do Santuário Sagrado Coração de Jesus apresentou-se cantando hinos religiosos, em seguida, o padre Geraldo Dionísio abençoou a todos.

A vida de Jesus Cristo e sua morte foram encenadas em quase duas horas de apresentação, divididas em 52 cenas, como o batismo no Rio Jordão por João Batista, a chegada em Jerusalém, a tentação do Diabo no deserto, o perdão de Madalena, a última ceia, a traição de Judas e o seu enforcamento, a crucificação e a ressurreição de Jesus. Cerca de 300 atores encenaram os principais momentos da vida, morte e ressurreição de Cristo.

O projetista Sidnei Nascimento Silva, que há dois anos interpreta “Jesus” na encenação, ficou bastante emocionado ao terminar a peça. “É um momento único em nossas vidas, onde temos a honra de passar os ensinamentos de Jesus Cristo para todos”, afirmou. Para o professor Edson da Silva, a peça é uma forma de passar aos filhos a mensagem de Jesus Cristo. “Quero passar esta experiência para meus filhos”, contou.