Conexão Tocantins Araguaína

Estado

21/04/2011 - Redação

A 6ª edição do Festival Brasil Sabor será lançada nos dias 26, 27 e 29 de abril, em Palmas, Gurupi e Araguaína, respectivamente e faz parte de uma atuação estratégica entre a Abrasel/TO e Sebrae/TO, com apoio de parceiros, que, juntos, deram origem a um conjunto de ações, as quais buscam a promoção e valorização da gastronomia tocantinense.

O tema deste ano será “À mesa, o Brasil já é Hexa”, uma indicação à preparação e qualificação do setor de alimentação fora do lar para receber turistas que virão assistir aos jogos da Copa no Brasil. O festival tem como um dos objetivos enfatizar as tradições gastronômicas locais, o que é nato e exclusivo de cada região ou Estado brasileiro, colocando-a no prato do turista, como forma de marcar positivamente suas experiências de viagem. Além disso, pretende aguçar a percepção dos consumidores locais e turistas, sobre a oferta de produtos turísticos tendo na gastronomia típica de cada região um de seus importantes atrativos.

No decorrer do festival Brasil Sabor, os pratos inscritos serão colocados em evidência e oferecidos por preços promocionais nos estabelecimentos das empresas participantes, podendo ser provados e votados. No Tocantins 60 empresas participam do evento, sendo 19 de Gurupi, 20 de Araguaína e 21 de Palmas, dentre elas Cabana do Lago, Doce sabor, Adriana Bombom, Pallazo Restaurante, Dom Vergílio, Churrascaria Portal do Sul, Banzai, entre outras.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Roberto Pires, acredita que por meio dessa iniciativa será possível dar visibilidade ao setor gastronômico tocantinense e fomentar a competitividades das empresas participantes. Já o diretor-superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, afirma que o apoio da instituição na realização do evento tem focado o fortalecimento do segmento, por meio da capacitação, e a consolidação de um roteiro gourmet que possibilite atendimento à população e ao turista com qualidade e diversidade de opções.

De acordo com a coordenadora da carteira de turismo, a analista técnica do Sebrae/TO, Magvan Botelho, o setor de gastronomia é o segmento que atualmente tem maior participação no PIB do turismo, superando os meios de hospedagem e transporte. “No Tocantins o cenário é bastante promissor, por esta razão, o fortalecimento do setor tem demandado um esforço conjunto do Sebrae, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL e do Governo do Estado”, comenta Magvan.

Para a presidente da Abrasel/TO, Rosa Eufrásio, é grande a expectativa de sucesso do evento. “Esperamos atingir cerca de mil pessoas nas cidades sede do evento, uma vez que a gastronomia já ocupa um lugar de destaque na sociedade tocantinense. O Brasil Sabor com certeza irá mostrar o que os profissionais e chefs têm de melhor para o segmento”, finaliza.

Parceiros

O Brasil Sabor tem como patrocinadores nacionais o Sebrae Nacional e a Ambev, e no Tocantins conta com a realização da Associação de Bares e Restaurantes Seccional Tocantins - Abrasel/TO e apoio regional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Caixa Econômica, prefeituras, Centro Oeste Distribuidora, dentre outros parceiros locais.

Fonte – Assessoria de Imprensa/Abrasel