Conexão Tocantins Araguaína

Estado

11/04/2011 - Redação

Projeto aproveita a rede de fibra ótica disponível da Eletronorte para promover um salto de qualidade nos serviços de telecomunicações, ampliando acesso à internet com inclusão digital e governo eletrônico

A Secretaria Estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano assina convênio com Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), pelo qual vai permitir um incremento da rede de telecomunicações do Estado, promovendo uma grande ação de inclusão digital e cidadania, com a ampliação e melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. O secretário Ronaldo Dimas encontra-se com dirigentes da Eletronorte nesta quarta-feira, 13, em Brasília, para tratar do assunto.

“Este projeto vai promover um impacto, uma verdadeira revolução em nossas comunicações.” Destaca o secretário das Cidades Ronaldo Dimas, para ressaltar a importância do projeto que, segundo ele, vai permitir um avanço significativo nas áreas de educação, saúde, segurança pública, integração dos órgãos públicos estaduais, municipais e federais e disponibilização de internet gratuita ao cidadão.

O projeto compartilha a infraestrutura de telecomunicações sobre rede de fibras ópticas da Eletronorte no Estado e cria novas possibilidades de comunicação. Promove integração dos órgãos estaduais, municipais e federais por meio de redes de telecomunicações; cria ambientes favoráveis à incorporação de tecnologia e inovação em processos; aumenta as vantagens competitivas nos planos nacional, estadual e municipal; facilita a implementação de redes e aglomerações de empresas em arranjos produtivos; possibilita implantação de governos eletrônicos e atendimento à educação a distância e telemedicina.

O convênio prevê a instalação de rede DWDM - Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda Denso, uma tecnologia de transmissão capaz de transmitir simultaneamente, em um único par de fibras diversas, informações com taxas da ordem de Gigabytes/segundo. Opera sobre uma rede de fibras ópticas (OPGW) instaladas em linhas de transmissão de energia elétrica da Eletronorte.

É uma rede de alta capacidade, que irá permitir tráfego em Banda Larga entre as diversas localidades atendidas pela rede, provisionando serviços, tais como, Internet Banda Larga, Videoconferência, TV digital, Telemedicina, Telefonia IP, Serviços Corporativos Privados, dentre outros.

Fonte: Ascom Secretaria das Cidades