Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

04/04/2011 - Redação

Durante esta semana, técnicos dos 139 municípios do Estado estarão recebendo informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontece no período de 25 de abril a 13 de maio, tendo como Dia “D”, o dia 30 de abril. Nos dias 04 e 05 participam da reunião municípios da macrorregional de Palmas, que engloba 81 cidades. Já nos dias 07 e 08 a reunião acontece em Araguaina com a participação de 58 municípios.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde – Sesau, Marlene Alves, a reunião serve para atualizar os técnicos dos municípios, incluindo enfermeiros e técnicos das salas de vacinas sobre as mudanças no esquema vacinal. “É uma oportunidade para orientarmos todos os municípios sobre as mudanças no esquema vacinal e explicar que agora não teremos mais uma campanha de vacinação do idoso e sim uma campanha de vacinação da família, porque a vacina da influenza atende a um público de faixas etárias diferentes”, explica a coordenadora.

A partir deste ano, mais pessoas serão vacinadas contra a influenza, a campanha irá imunizar crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e profissionais da saúde que trabalham em Unidades que fazem atendimento para Influenza, além dos idosos e indígenas que já eram atendidos nos anos anteriores.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1) e estará disponível em todos os Postos de Saúde do Tocantins.

Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

A meta da Sesau é imunizar 80% de uma população alvo de 197 mil pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesau