Conexão Tocantins Araguaína

Esporte

31/03/2011 - Redação

Foto: Osterno Seabra

As atividades do Programa Segundo Tempo serão retomadas nesta sexta-feira, 1º.A retomada das atividades se dá após uma série de visitas aos núcleos do Programa.As visitas foram realizadas por uma equipe da Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes com o objetivo de buscar a melhoria das atividades do programa, fazer o acompanhamento pedagógico e realizar entrega de material esportivo.

Cerca de 1100 jovens serão beneficiados com o programa, que estava paralisado desde o final de 2010. De acordo com Davi Júnior, coordenador de programas federais da Sejuves, algumas cidades estavam com irregularidades no cumprimento das exigências do convênio. “Fomos vistoriar e percebemos que precisavam ser realizadas algumas adequações que já foram providenciadas”, ressalta ao explicar que no início das aulas tudo já estará funcionando corretamente.

“O nosso objetivo é levar o programa para mais municípios do Estado aumentando o número de adolescentes beneficiados, assim como a qualidade das atividades oferecidas”, enfatizou Davi Júnior. O programa atende jovens e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, distribuídos nas cidades deAraguaína, Araguanã, Darcinópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Santa Fé do Araguaia, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.

O programa contribui com o combate às drogas e à criminalidade, promovendo a conscientização da prática esportiva. Também participou das visitas o coordenador pedagógico do Programa Segundo Tempo, Rafael Anderson de Melo.

De acordo com Rafael Melo, uma nova etapa será iniciada no Programa Segundo Tempo, com o retorno das aulas. “Buscaremos o cumprimento à risca do plano pedagógico e das exigências dos convênios”, explicou enfatizando que mensalmente serão realizadas visitas aos núcleos para acompanhar o cumprimento das ações. “É de suma importância esse acompanhamento para que possamos verificar as necessidades pedagógicas e estruturais, para atender de forma efetiva as exigências e realizar com maestria o processo de qualificação”, destaca.

Segundo tempo

O Segundo Tempo é um programa idealizado pelo Ministério do Esporte em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude e dos Esportes. Tem como função democratizar o acesso às práticas esportivas, por meio de atividades de esporte e de lazer realizadas no contraturno escolar. Tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde, desenvolvimento intelectual e humano e assegurar o exercício da cidadania. Visa ainda promover e defender os direitos fundamentais das novas gerações, buscando, com outros atores sociais, governamentais e não-governamentais, uma agenda social para a juventude.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sejuves