Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

01/03/2011 - Redação

A Prefeitura de Araguaina, por meio da Secretaria de Saúde – Diretoria de Atenção e Assistência à Saúde/Programa DST/HIV/AIDS, promove no período carnavalesco a campanha “Neste Carnaval, vista esse abadá: use camisinha”. Este ano, o Ministério da Saúde priorizou a campanha de prevenção à Aids para o grupo de mulheres entre 15 e 24 anos, devido ao crescimento de casos entre as mulheres dessa faixa etária.

A campanha deve orientar as mulheres sobre as formas de contágio das principais doenças sexualmente transmissíveis, sintomas, prevenção, tratamento e como viver com o vírus HIV, além da distribuição de camisinhas em palestras educativas. Serão mais de 11 mil preservativos distribuídos neste período de folia, folders e panfletos educativos sobre o tema. Serão realizadas palestras nas unidades básicas de saúde, visitas em locais estratégicos e no corredor da folia.

Dados

De acordo com o Programa DST/HIV/AIDS do município araguainense, o perfil epidemiológico das doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais e HIV, segundo notificação em residentes em Araguaína são cinco casos no gênero masculino e sete femininos no ano de 2010.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o número de casos entre homens ainda é maior. De 1980 até junho de 2010, foram registradas 385.815 infecções (65,1%) de pessoas do sexo masculino contra 207.080 (34,9%) entre as do sexo feminino. Entretanto, o Ministério da Saúde já alerta para uma feminização da epidemia no país, pois a diferença entre homens e mulheres é cada vez menor.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Araguaina

Por: Redação

Tags: AIDS, Araguaina, Carnaval 2011, DST