Conexão Tocantins Araguaína

Polí­cia

01/03/2011 - Redação

Seguindo as orientações e determinações do Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Cel. Marielton Francisco dos Santos, o CPI – Comando do Policiamento do Interior tem intensificado também as ações educativas e preventivas no que diz respeito à segurança da população, sobretudo em sua área de abrangência: 101 municípios, cobrindo 72,66% do território tocantinense, com um efetivo de cerca de 1.900 policiais militares.

Nesta segunda-feira, 28 de março, durante reunião com o Comando-Geral da PMTO para traçar as estratégias de segurança do Carnaval 2011, em Palmas e no interior, o comandante do CPI, Coronel Gilberto Nogueira da Costa, adiantou que todas as nove unidades que compõem a área do Comando já estão preparadas e a postos para atuar nesse período, inclusive no último final de semana, já iniciou a Operação Fogo Zero, nas divisas do Tocantins, apreendendo armas de fogo, drogas e outros entorpecentes. O Coronel Nogueira assumiu o Comando do Policiamento do Interior recentemente. Antes ele respondia pela Chefia do Estado Maior da PMTO, hoje ocupada pelo Coronel Jefferson Fernandes Gadelha.

De acordo com dados do CPI, em 2010 foram elaboradas 22 Ordens de Operações e 07 Ordens de Serviços, além do cumprimento de 05 Ordens de Operações em parceria com a PM/3/EMG, sem contar com as Ordens de Serviços regionais elaboradas pelas unidades do CPI.

Para se ter uma ideia, no ano passado (de 1º de janeiro a 05 de outubro), resultado do trabalho do CPI, foram abordados 131.387 veículos, removidos/retidos outros 2 mil 397 veículos, 4.526 infrações de trânsito, 148 CNHs apreendidas, 108.059 pessoas abordadas, 38 armas de fogo apreendidas, 111 armas brancas e entorpecentes apreendidos e 217 prisões.

Segundo o Coronel Nogueira, todo o efetivo está pronto para prestar todos os serviços necessários para a manutenção da ordem, principalmente agora nesse período de carnaval quando há um aumento considerável do fluxo de pessoas no Estado.

Atuação do CPI

Fazem parte de atuação do CPI: o 2º BPM (Araguaina), 3º BPM (Pedro Afonso), 4º BPM (Gurupi) e 7º BPM (Guaraí), além de cinco CIPM – Companhia Independente da Polícia Militar (1ª em Arraias; 2ª em Dianópolis; 3ª em Colinas; 4ª em Araguatins e 5ª em Tocantinópolis).

Fonte: Assessoria de Imprensa/PM