Conexão Tocantins Araguaína

Cultura

04/02/2011 - Redação

Foto: Arquivo

Será realizada neste sábado, a partir das 18 horas, na Praça das Bandeiras, uma homenagem ao Mestre Bimba. Esta homenagem está programada para ocorrer em todo o Estado, simultaneamente, com a participação de todos os grupos de capoeira. Em Araguaina, o evento tem apoio da Secretaria de Cultura do município.

Na Praça das Bandeiras, será feita uma roda com todos os grupos de capoeira, angola e regional, da cidade, fazendo várias apresentações em homenagem ao Mestre Bimba.

Mestre Bimba

Manoel dos Reis Machado, o “Mestre Bimba”, nasceu em Salvador (BA), no dia 23 de novembro de 1900, e faleceu em Goiânia (GO), 05 de Fevereiro de 1974. Mestre Bimba foi criador da luta regional baiana, mais tarde chamada de capoeira regional.

Ao perceber que a capoeira estava perdendo seu valor cultural e enfraquecendo enquanto luta, Mestre Bimba misturou elementos da capoeira tradicional com o batuque (luta do Nordeste Brasileiro extinta com o passar do tempo) criando assim um novo estilo de luta com praticidade na vida, com movimentos mais rápidos e acompanhados de música.

Praticantes dessa arte se denominam "capoeira", pois, para eles, a capoeira é um estilo de vida - ser, pensar, agir como um capoeira. Bimba empunhava regras para os praticantes da capoeira regional, entre elas: não beber, e não fumar; evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte; praticar os fundamentos todos os dias; sempre ter boas notas na escola.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Araguaina