Conexão Tocantins Araguaína

Estado

28/01/2011 - Redação

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no período de 02 a 04 de fevereiro, de quarta a sexta-feira da próxima semana, o Mutirão Social de Combate a Dengue e Calazar, no setor Maracanã e no setor Barros. O objetivo é realizar uma ação integrada entre o poder público e a comunidade para combater os índices dessas doenças nesses setores.

Nesse período, uma tenda será fixada na avenida Perimetral, Qd. 19, Lote 22, em frente a creche do Centro Espírita do setor Maracanã, para a concentração das equipes de trabalho. Serão realizadas limpeza de lotes, roçagem, manejo ambiental, palestras educativas sobre endemias/zoonoses, apresentações teatrais sobre dengue e calazar, além de coleta seletiva de lixo reciclável.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Rosângela Magalhães Nunes, o Setor Maracanã é uma área endêmica, sendo necessária a conscientização e a sensibilização da comunidade local ao combate dessas doenças, principalmente o calazar. “É preciso que os moradores ao sentirem os primeiros sintomas, procurem logo as unidades básicas de saúde, para que seja feito o diagnóstico e o acompanhamento da doença, identificando também o local do possível foco”, completou Rosângela.

De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína, em 2009, no município foram registrados 153 casos confirmados de leishmaniose visceral humana; em 2010, foram 92; e até o dia 19 de janeiro, foram confirmados 07 casos. Especificando os dados para o Setor Maracanã, em 2009, foram registrados 16; em 2010, foram 10 confirmados, e neste ano, até o dia 19 de janeiro, foram registrados 02 casos.

Fonte: Ascom prefeitura Araguaina