Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

07/01/2011 - Redação

Com as festas de fim de ano e período de férias, as doações de sangue caíram pela metade neste início de ano nos três núcleos (Palmas, Araguaina e Gurupi) da Hemorrede do Tocantins. Devido a isso, o Hemocentro já trabalha no limite de bolsas de sangue, sendo que todos os tipos sanguíneos estão faltando no estoque.

A maior necessidade é pelo tipo O positivo, devido o maior número de pessoas terem este tipo de sangue. Das 50 doações diárias, o Hemocentro de Palmas passou a contar com cerca de 20 a 30 bolsas por dia. O motivo para a baixa está relacionado ao consumo maior de álcool durante as confraternizações de fim de ano e as viagens.

Interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro bem alimentados e munidos de documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas e aumentar a ingestão de líquidos.

Os voluntários podem procurar o hemocentro de Palmas de segunda à sexta-feira de 7h as 18h e aos sábados das 7h às 11h30, no endereço 301 Norte, Conjunto 01, lote 02 (Próximo ao Detran). O Hemocentro também possui uma unidade no HGP, por ser mais centralizado, facilitando assim o acesso aos doadores.

Mais informações no telefone 3218-3287.