Conexão Tocantins Araguaína

Educação

29/11/2010 - Redação

Foto: Divulgação

Cerca de 40 alunos da primeira turma do curso Técnico em Radiologia da Escola Técnica de Saúde Doutor Gismar Gomes (ETSUS) apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A turma foi dividida em grupos que fizeram a explanação para uma banca avaliadora, formada por professores e examinadores pedagógicos, entre quarta e quinta-feira da última semana. Além da apresentação do TCC, de aulas práticas eteóricas durante um 1 ano e meio, para concluírem o curso, os alunos ainda devem passar pormais 6 meses de estágio supervisionado.

O objetivo do curso Técnico em Radiologia é habilitar profissionais, dentro dos princípios éticos e legais conforme diretrizes da profissão, melhorando a qualidade do cuidado à saúde dentro dos princípios da divisão responsável de tarefas, especialmente nos serviços de radiologia da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações dos profissionais são definidas em realizar serviços em radiologia e diagnósticos por imagem, públicos ou privados, independentes ou vinculados a hospitais, ambulatórios e unidades básicas de saúde, pronto socorro, consultórios médicos e consultórios odontológicos, prestando assistência a todas as pessoas que fazem uso dos serviços de saúde, qualquer que seja sua faixa etária.

Segundo dados levantados no Brasil em 2007 pelos Conselhos Regionais de Técnico em Radiologia apontam um número de 24.282 profissionais ativos registrados no País. O coordenador do curso na ETSUS, Anderson Fernando Barroso Vieira, informa que o índice tocantinense está abaixo da média nacional. “O número no Tocantins ainda é pequeno, existem apenas 128 profissionais inscritos ativos. A habilitação destes profissionais, através da ETSUS, vai diminuir esta diferença e melhorar a qualidade da prestação dos serviços no estado”.

Com início em 2009, o curso Técnico em Radiologia da ETSUS conta com mais três turmas, sendo uma em Palmas, uma em Araguaina e outra em Gurupi. Com uma carga horária total de 1.600 horas, as aulas são ministradas em período integral durante uma semana no mês. O nível de escolaridade mínimo exigido para que o aluno possa integrar o Curso Técnico em Radiologia é ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2° ano do ensino médio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Etsus