Conexão Tocantins Araguaína

Estado

29/11/2010 - Redação

A prefeitura de Araguaína, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), realiza nesta terça-feira, dia 30, das 15 às 17 horas, o II Fórum de Monitoramento das Políticas Públicas para as Mulheres, no Centro Comunitário do Bairro São João. O objetivo do fórum é promover a conscientização de que a violência contra as mulheres é uma violação aos direitos humanos.

Durante o fórum, serão discutidas as políticas públicas para as mulheres, os avanços e desafios dos três anos da Lei Maria da Penha, a atuação de órgãos ao combate a violência contra a mulher e uma análise dos dados de violência contra a mulher em Araguaína. Representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, além da Polícia Militar e Civil, estarão presentes no evento.

Prefeitura recebe viaturas para Samu

A prefeitura ainda recebeu do Ministério da Saúde três novas viaturas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nesta terça-feira, dia 30, a partir das 8 horas, na sede do Samu, será realizada a solenidade de entrega dos veículos, com a presença do prefeito Valuar Barros, o secretário de Saúde, Eduardo Medrado, e do diretor do Samu, José Carlos Pereira da Silva, entre outras autoridades.

A cada cinco anos, o Ministério da Saúde faz a reposição da frota de veículos do Samu. As três novas viaturas serão somadas as outras três que estão operando em Araguaína. Duas serão de suporte básico e uma será de suporte avançado (UTI). Além das viaturas, a unidade também recebeu dois respiradores (um fixo e um portátil) e sete desfibriladores externos automáticos (DEA).

De acordo com dados do Samu, de janeiro a outubro desse ano, foram realizados 4.763 atendimentos, sendo que 752 foram das unidades de suporte avançado (USA) e 4.011 foram das unidades de suporte básico (USB).

Fonte: Assessoria de imprensa prefeitura de Araguaina