Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

16/11/2010 - Redação

A Prefeitura de Araguaina, por meio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD, realiza amanhã, quarta-feira, dia 17, a partir das 12 horas, no auditório da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), o I Fórum do Deficiente, com o tema “Uma cidade acessível”. O objetivo é informar para a comunidade os direitos dos deficientes, além de discutir propostas para a elaboração do Plano de Ação Municipal.

Serão discutidos dez eixos temáticos: acessibilidade para inclusão de alunos com deficiência na universidade; Plano Diretor e acessibilidade; operacionalização das políticas de atendimento em educação inclusiva na rede municipal de ensino; promoção da inclusão social da pessoa com deficiência e familiares; operacionalização das políticas de atendimento em educação inclusiva na rede estadual de educação; políticas de atendimento ao deficiente na Apae; implantação do Centro de Reabilitação Estadual em Araguaina; políticas de atendimento do CAPS; e políticas públicas necessárias para adequar as normas de atendimento de acordo com as cartas de Direitos dos cidadãos com deficiência no município.

Segundo o presidente da Associação dos Deficientes de Araguaina e Tocantins – ADEFATO, Janis Sousa Miranda, em 2005, o IBGE fez um levantamento, informando que o município araguainense teria mais de 23 mil deficientes. “Com certeza esse número deve ter aumentado nos últimos cincos anos. A realização de um fórum que discuta a acessibilidade é um sinal que estão buscando melhorias e que tem gente lutando pelos direitos dos deficientes”, afirmou Miranda.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Araguaina