Conexão Tocantins Araguaína

Saúde

04/11/2010 - Redação

Foto: JOnas Hilário

No dia 08 de novembro, a partir das 8h30, no CER – Centro Estadual de Reabilitação começará a 3º Etapa da Oficina de Reabilitação Cirúrgica, onde serão realizadas 14 cirurgias reabilitadoras em hanseníase, nos pacientes selecionados e avaliados anteriormente.

Participarão da oficina que seguirá até o dia 12, fisioterapeutas, médicos cirurgiões ortopedistas e médicos clínicos gerais dos municípios de Araguaina, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miranorte, Palmas, Paraíso e Porto Nacional.

A oficina terá em sua programação, aulas teóricas, Prática Clínica e Cirúrgica, Terapia Física e discussão dos casos cirúrgicos.

Pela manhã, os médicos cirurgiões realizarão as cirurgias no HGP – Hospital Geral de Palmas e os médicos clínicos gerais e fisioterapeutas estarão em treinamento no CER. Já no período da tarde, todos os participantes do curso estarão no CER para discutirem sobre as cirurgias realizadas e como procederem no pós-operatório.

O curso é uma realização da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde por meio da Gerência de Dermatologia Sanitária/Hanseníase em parceria com o Ministério da Saúde, e será ministrado pelos monitores do Ministério da Saúde, o fisioterapeuta, Silvio Parente e o cirurgião ortopedista, Elifaz Cabral.

Fonte – Assessoria de Imprensa/ Sesau