Conexão Tocantins Araguaína

Estado

20/10/2010 - Redação

A terceira edição do Amazônia Leite - Simpósio sobre produção de leite na Amazônia da Universidade Federal do Tocantins traz novidades para o setor de laticínios no Tocantins. O evento visa promover o desenvolvimento, a modernização e o fortalecimento da atividade leiteira na Região Norte tocantinense. O 3ª Amazônia Leite acontece em Araguaina, dias 20 e 21 de outubro, no auditório da Faculdade Católica Dom Orione.

Serão abordados temas de interesse geral da cadeia produtiva do leite para a região como novas tecnologias, soluções inovadoras, transformações e a realidade do mercado nacional e internacional do leite. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as perspectivas para a cadeia produtiva do leite são promissoras. Acredita-se que a produção nacional chegue a 37 bilhões de litros, um aumento de 1,95% ao ano.

Para Paulo Massuia, superintendente do Sebrae, além de inovação o evento trará motivação aos produtores. “Esse simpósio tem um forte apelo da classe produtora, porque a Região Norte tem sofrido as conseqüências do baixo preço do leite e é por meio de iniciativas como essas que surgem parte da solução, por isso um dos temas abordados será o acesso a mercado”, ressalta o superintendente.

O gerente do Núcleo Regional Norte do Sebrae/TO, Francisco Ramos, explica que a instituição vem desenvolvendo projetos voltados para bacia leiteira do estado já há algum tempo. “O Sebrae é um dos grandes parceiros para a solução de dificuldades na cadeia produtiva do leite em Araguaína e Região, onde tem participado de debates para a criação de cooperativas e a implantação de tecnologias de produção, através do projeto Balde Cheio”, afirma.

O evento é uma realização da UFT em parceria com Sebrae, Ouro Fino Saúde Animal e Capes. Para participar basta fazer a inscrição no valor de R$ 70 para profissionais ou produtores e R$ 60 para estudantes, por meio de depósito bancário em nome da Fundação Esp. Ruminantes, conta: 200197-7, agência: 3615-3, Banco do Brasil. O comprovante deve ser enviado por fax para (63) 2112 2124.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae