Conexão Tocantins Araguaína

Foto: Divulgação Cia de Teatro se apresentará durante evento Cia de Teatro se apresentará durante evento

Existe hoje, no mundo inteiro, a preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” tema principal da Semana, significa fazer com que ciência e tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes sociais, econômica e ambiental.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 a 24 de outubro e acontece em quase 500 municípios brasileiro. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação cientifica, será estimulado o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas da população.

No Tocantins o evento será realizado em Palmas. A abertura oficial será no dia 18 às 14:00 hs no auditório do Palácio Araguaia com apresentação da peça teatral “Sorria Meu Boi”, encenada pela Cia. de Teatro Sorria Meu Bem, que utiliza uma linguagem lúdica e bem humorada que aborda os dilemas vividos pelo pecuarista. A história gira em torno de questões como sanidade, tecnologia, melhoramento genético, cooperativismo e muitos outros desafios que o produtor enfrente no dia-a-dia do campo.

A peça integra o Projeto Circo do Nelore, realizado pela Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT). A Cia. já se apresentou em Palmas, Miracema do Tocantins, Gurupi, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins e Formoso do Araguaia, e foi prestigiado por mais de mil pessoas. “Vamos mostrar, de forma lúdica, divertida e dinâmica, como a falta de informação e de conhecimento pode atrapalhar o desenvolvimento da pecuária. Usamos a linguagem circense e deixamos a mensagem de que a tradição é importante e se torna fundamental quanto aliada à tecnologia”, afirmou o ator e diretor da peça Vinicius Martins.

Além de Martins, fazem parte do elenco os atores Fernando França, Luiza Guedes, Sorane Morais e Ranielly Costa. Além da tecnologia, a peça “Sorria Meu Boi” também vai informar sobre desenvolvimento sustentável e passar orientações sobre as entidades ligadas à pecuária.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Compania Gurupiense