Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

04/10/2010 - Maria José Cotrim

Foto: Divulgação José Santana, prefeito de Colinas José Santana, prefeito de Colinas

Alguns dos prefeitos que apoiaram a candidatura de Carlos Henrique Gaguim (PMDB) para governo do Estado falaram ao Conexão Tocantins na tarde desta segunda-feira, 4, sobre as expectativas para o governo de Siqueira Campos (PSDB) a partir do próximo ano.

O primeiro a comentar o assunto foi o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto (PT). Para o gestor, o principal daqui para frente é respeitar o resultado das urnas. Santana afirmou também que o PT deve participar com sugestões no plano de governo. “Vamos trabalhar e com certeza o PT saberá a hora oportuna de participar do processo e como vai ajudar no plano de governo”, frisou.

Indagado sobre o relacionamento que terá com o novo governador, Santana foi enfático em ressaltar a necessidade de relações democráticas entre as prefeituras e governo. “Nessa fase que se encontra a democracia brasileira espero que o espírito republicano prevaleça”, salientou.

Para Santana, o maior exemplo de relação diplomática foi a que o presidente Lula estabeleceu com os governadores que não eram de sua base. “Eu fico na torcida de que ninguém seja excluído e que adotemos o exemplo de Lula com os governadores”, frisou. Em Colinas, Gaguim teve 57,48% contra 42,52% de Siqueira.

Araguaina

Prefeito de Araguaina, segundo maior colégio eleitoral do Estado, Valuar Barros mesmo sendo do DEM apoiou também a candidatura de Gaguim. No município, Gaguim teve 45,49% dos votos contra 52,81% de Siqueira.

Ao Conexão Tocantins, valuar disse que deseja que Siqueira faça um bom governo. “Quero que ele faça um bom governo, voltado para os municípios”, disse. O democrata afirmou ainda que não tem nada contra o tucano e pretende se relacionar bem com ele. “Nunca falei mal de ninguém, não denunciei, nem critiquei, não vejo nenhuma dificuldade política em estar trabalhando junto com o governo”, frisou o gestor.

Para Araguaina, Siqueira teve propostas específicas como por exemplo a construção de mais um hospital.

Sem perspectivas

Já o prefeito de Natividade, Joaquim do Posto (PV) onde Siqueira ganhou com ampla vantagem de Gaguim, 60,51% contra 39,49%, disse que não tem nenhuma perspectiva para o governo do tucano. “Não conheço nem o plano do governo dele, não tenho esperança nenhuma”, frisou.

O gestor, que apoiou Gaguim, afirmou porém que não tem nada contra Siqueira. “O resultado da eleição foi inesperado, a diferença foi muito pequena, eu não esperava”, frisou. Joaquim salientou ainda que continua sendo admirador e parceiro de Gaguim. “Continuo com ele porque ele é municipalista, sou seu parceiro”, frisou.

Trabalho nos municípios

Do PMDB, a prefeita de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara da Silva também falou sobre as perspectivas para o governo de Siqueira. No município, Siqueira teve 60,50% e Gaguim 39,50%.

“Minha expectativa é que ele possa ajudar os municípios que passam por dificuldades, liberando recursos”, afirmou. A gestora frisou também que os interesses do município devem estar acima das questões partidárias.

Compromisso

Na campanha, um dos compromissos de Siqueira foi fazer um governo voltado para os municípios. O tucano falou diversas vezes que vai buscar ajudar os municípios e fazer um governo de parceria. Siqueira foi majoritário em 64 municípios e Gaguim em 75.