Conexão Tocantins Araguaína

Educação

13/09/2010 - Redação

Foto: Divulgação

Com pouco mais de sete anos de funcionamento efetivo, a Universidade Federal do Tocantins tem crescido muito e conquistado cada dia mais uma melhor estrutura, com ensino de qualidade e um bom quadro de professores. Como reflexo desta boa educação, mais uma vez a instituição ganhou o Selo Estrelas do Guia do Estudante (GE), agora em 15 cursos.

Em Araguaina receberam três estrelas os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia; em Arraias quem ganhou três estrelas foi Pedagogia; Gurupi quem conquistou as três estrelas foi Agronomia; em Miracema do Tocantins foi para o curso de Pedagogia; Palmas receberam três estrelas os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos e Pedagogia; também em Palmas, houve quem ganhasse quatro estrelas, o curso de Engenharia Ambiental. Já Porto Nacional, os cursos de Ciências Biológicas e Geografia receberam três estrelas e por fim, o curso de Pedagogia em Tocantinópolis também obteve as três estrelas.

A avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) estará na publicação Melhores Universidades “GE Profissões Vestibular 2011”, que passa a circular nas bancas a partir do próximo dia 5 de outubro. O Selo Estrelas do GE reconhece a qualidade do ensino superior de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, listando as melhores universidades do país.

Para a pró-reitora de Graduação da UFT, Isabel Auler, esta conquista reflete o esforço da Universidade ao longo destes últimos anos. “O trabalho que tem sido feito pelos coordenadores, pela direção e pelos gestores da UFT na busca de novos e melhores recursos, de código de vagas, na melhoria dos laboratórios e criação de novos faz com que a UFT sai vitoriosa como um todo”.

Auler explica ainda que a UFT conta atualmente com um projeto bastante arrojado na capacitação dos professores em doutoramento, com parcerias entre instituições de ensino, proporcionando 7 Dinters, além das propostas em andamento para a implantação de novos mestrados e doutorados aqui no Tocantins. “A UFT é muito nova e a organização interna dos cursos demandou tempo, mas foi intensa e acelerada na Universidade, mostrando que mesmo tendo nos estruturado muito recentemente já temos estes cursos com bons conceitos”.

O coordenador do curso de Engenharia Ambiental, que recebeu quatro estrelas no Guia, atribui a conquista ao corpo docente qualificado. “Temos um corpo docente altamente qualificado, com 98% do quadro feito de doutores, que estão atuando no tripé pesquisa, extensão e ensino, ou seja, um conjunto com uma maior qualificação para o curso. Por tudo isso é um orgulho ter a nossa Engenharia Ambiental entre os melhores do país, pois tradicionalmente já somos o primeiro curso na área no Brasil, e tentamos honrar esse mérito de ter sido o primeiro. Mesmo sendo uma Universidade nova temos feito todo o esforço para manter o curso em nível nacional como um dos melhores”, garante.

Novos Cursos

A intenção da Universidade Federal do Tocantins é continuar crescendo em qualidade de ensino e boa infra-estrutura, atendendo cada vez mais um público maior e mais diversificado. Para isso só nos dois últimos anos foram criados 14 novos cursos, entre eles estão: Artes (Palmas), Biologia (Araguaína), Enfermagem (Palmas), Cooperativismo-tecnólogo (Araguaína), Química (Araguaína), Engenharia Biotecnológica e de Bioprocessos (Gurupi), Engenharia Civil (Palmas), Engenharia Elétrica (Palmas), Filosofia (Palmas), Física (Araguaína), Logística-tecnólogo (Araguaina), Nutrição (Palmas), Química Ambiental (Gurupi) e Turismo-tecnólogo (Araguaina).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ UFT