Conexão Tocantins Araguaína

Estado

03/09/2010 - Redação

Foto: Marcio Vieira/ Secom

Diante da estiagem que impacta diversas regiões do Tocantins, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Tocantins – Dertins, está construindo centenas de cacimbas nas regiões mais prejudicadas pela falta de chuvas.

A ação teve início no final em julho passado, e de lá para cá, já foram construídas mais de 300 cacimbas.

Sob a responsabilidade das Residências Rodoviárias do Dertins, localizadas nos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Guaraí, Araguaina, Tocantinópolis e Dianópolis, o departamento executa a abertura de cacimbas, nos assentamentos rurais ou em atendimento à solicitação das associações de mini e pequenos produtores rurais.

Atualmente o Dertins disponibiliza diversas frentes de trabalho na zona rural dos municípios de Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Brasilândia, Pequizeiro, Cariri, Peixe, Dianópolis, Paranã e Araguatins. Está previsto para a próxima semana, o início da construção de mais cacimbas nos municípios de Xambioá, Brejinho de Nazaré, Natividade, Araguacema, Divinópolis, Lagoa da Confusão, Rosalândia e Pugmil, entre outros municípios.

De acordo com o presidente do Dertins, Adelmo Vendramini, o atendimento prioritário será para os municípios onde foi decretado estado de calamidade pública. “Paralelo a esses atendimentos, e dentro das nossas possibilidades, estaremos atendendo aos demais. O importante é amenizar os efeitos da estiagem das populações mais impactadas”, ressaltou Vendramini.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Dertins