Conexão Tocantins Araguaína

Economia

25/08/2010 - Redação

Foto: Priscila Cavalcante

A implantação de 30 empresas chinesas na Zona de Exportação de Araguaina – ZPE – é o que prevê um termo de compromisso assinado na manhã desta terça, 24, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO.

O compromisso foi feito pelo grupo empresarial East Star Holding Group e envolve a cooperação da Fieto, representada pelo presidente Roberto Pires, e Governo do Estado, representado pelo secretário de relações internacionais, Júlio Resende.

O grupo administra a distribuição de produtos de 14 mil empresas na China. O presidente, Tong Chongmao, e o diretor geral, Deng Chaofeng, assinaram o documento e anunciaram, além dos investimentos no parque industrial de Araguaína (ZPE), a implantação de uma indústria de cosméticos na capital, Palmas, com início ainda este mês.

“Acreditamos que o Tocantins é um ponto estratégico. Nós trouxemos, inicialmente, investimentos do nosso grupo e, posteriormente, queremos trazer grandes empresas chinesas de vários setores”, comenta Chaofeng.

Para definir que tipos de produtos serão trazidos para a ZPE, os empresários chineses levarão ao grupo os incentivos fiscais e os demais subsídios oferecidos. O presidente da Fieto, Roberto Pires, destacou as vantagens de investir em um Estado “com uma logística de escoamento da produção pronta e que vive um momento ímpar”. “Acreditamos em um grande crescimento industrial no Tocantins, além do que já vem acontecendo, e isso pode ser visto com a chegada destes novos investidores”, disse.

Pires explicou ainda a participação da Federação como interlocutora entre o grupo e os empresários da ZPE e ainda na doação dos terrenos para a implantação da empresas. É a segunda vez que os empresários vêm ao Tocantins. O secretário de relações internacionais, Júlio Resende, informou que os empresários retornam ao Estado em até 30 dias para o lançamento da pedra fundamental da indústria de cosméticos em Palmas e que os trabalhos na ZPE começam em até 60 dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto