Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

09/08/2010 - Redação

Foto: Divulgação

O senador e candidato à reeleição, João Ribeiro (PR) esteve neste domingo, 9, no município Araguaina, participando de cavalgada.

No local estiveram também o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) e ainda candidatos a deputado estadual e federal das duas coligações que disputam o pleito de outubro.

Mesmo levando em consideração o tratamento diplomático que os cargos exigem, o que chamou atenção de algumas lideranças políticas, conforme relatado ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 9, foi a proximidade entre Ribeiro e Gaguim. Os dois cavalgaram lado a lado durante bom tempo e conversaram durante todo percurso, segundo as informações.

Para o prefeito de Araguaina, por exemplo, Valuar Barros (DEM), Ribeiro e Gaguim deram uma demonstração de afinidade política.“Mostraram uma proximidade normal”, afirmou.

Possíveis sinais

Ribeiro deixou o grupo governista chateado com o governador e retornou ao grupo do ex-governador. No entanto, mesmo compondo a majoritária na Tocantins Levado a Sério, Ribeiro demonstra afinidade com o governador.

O senador evita críticas ao peemedebista, ao contrário dos outros membros da majoritária e em recente entrevista ao Conexão Tocantins também evitou fazer críticas ao do atual governo.

Ribeiro já negou diversas vezes qualquer tipo de conversa com governistas e nunca sinalizou possibilidade de mesmo estando no grupo de Siqueira, apoiar Gaguim.

Nos bastidores, a especulação cresce e ganha torcida de alguns membros da Força do Povo e também do partido, a exemplo do deputado estadual Stalin Bucar (PR).

Reafirmação de Vicentinho

O companheiro de chapa de Ribeiro, deputado federal Vicentinho Alves, distribuiu material à imprensa hoje onde reafirma seu apoio a Siqueira.

Entre os motivos pontuais para fazer tais declarações, o candidato frisou que é preciso sempre reforçar “a lealdade e companheirismo”.Sobre as especulações em torno de Ribeiro, ele afirma que não acredita nessa possibilidade.

A possível conversa de Ribeiro, já estaria, sendo assim, de conhecimento da cúpula do grupo.

Fator Dilma

O apoio de petistas, seria também um dos fortes motivos para uma possível adesão independente de Ribeiro à campanha de Gaguim. Com a garantia de apoio de vários prefeitos petistas, nos bastidores um retorno de Ribeiro ao grupo de Gaguim não seria impossível antes do dia três de outubro.