Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

23/07/2010 - Maria José Cotrim

Foto: Divulgação Valuar fará licitação Valuar fará licitação

Diante da afirmação divulgada pela Coligação Tocantins Levado a Sério, encabeçada pelo ex-governador Siqueira Campos (PSDB) de que os prefeitos que apóiam a coligação Força do Povo de Carlos Henrique Gaguim (PMDB) estariam na base do peemedebista apenas por troca de apoio político por liberação de convênios, alguns prefeitos reagiram.

Em entrevista ao Conexão Tocantins, o prefeito de Natividade, Joaquim do Posto (PV) repudiou o argumento e frisou que seu apoio a Gaguim é por causa da ajuda ao município. “O governador é municipalista e os municípios pobres precisam da ajuda do governo. Sou companheiro da base e seguirei com o apoio”, frisou.

Joaquim é o único prefeito do PV, mas, mesmo assim, não acompanhou o partido que está hoje na coligação de Siqueira Campos. “Tenho visto maioria dos prefeitos satisfeitos porque esse governo é transparente e muitos que não são base estão também sendo beneficiados”, disse o gestor que mobiliza o município em torno da campanha do governador.

Moeda de Troca

À frente da Prefeitura de Araguaina, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o democrata Valuar Barros também conversou com o Conexão Tocantins e afirmou que a afirmação de troca de apoio é injusta.

“Não podemos ser injustos com o governador, meu apoio é porque tenho um compromisso com Araguaina e nada mais que justo apoiar esse governo que está ajudando a dar uma nova cara para o município”, frisou. O democrata afirmou ainda que não é moeda de troca.

O gestor negou qualquer negociata com o governo em troca de convênios. “Nosso compromisso com Araguaina não tem negociata nenhuma”, disse o gestor que mesmo com o DEM na base de Siqueira e indicando inclusive o vice, João Oliveira, apoia Gaguim. Araguaina recebeu R$ 7,5 milhões em convênios, conforme o Portal.

Prefeitos

A afirmação de que os prefeitos estariam trocando apoio por convênios veio à tona nessa sexta-feira, 23, quando a coligação de Siqueira apresentou dados do Portal da Transparência que comprovam que o governo aumentou os repasses para os convênios no mês de junho. A coligação atribui aos repasses o motivo para o apoio de cerca de 100 prefeitos, quantidade de gestores que apóiam o governo, conforme repassou a Força do Povo.

O secretário de governo Carlos Braga também comentou o assunto e negou discriminação por parte do governo com prefeitos que não são da base.