Conexão Tocantins Araguaína

Palmas

06/07/2010 - Redação

Oito cidades do Estado contemplam as ações do Empreender e alcançam resultados.

O programa visa elevar a competitividade e, conseqüentemente, a sobrevivência das micro e pequenas empresas, incentivando a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizando os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros, desenvolvendo lideranças empresariais.

No Tocantins, oito cidades fazem parte: Araguaína, Palmas, Gurupi, Tocantinópolis, Guaraí, Colinas, Paraíso e Dianópolis; 17 núcleos setoriais ativos (grupos de pessoas, de um determinado segmento, que participam do programa); 75 nucleados; e cerca de 2150 pessoas foram atingidas pelas ações do Empreender de janeiro a dezembro do ano passado.

Para este ano, o programa pretende alcançar 10 municípios do Estado do Tocantins, implantando até 35 núcleos setoriais devidamente estruturados com plano de ação, ampliando na formalização de empresas e incrementando a renda dos empreendedores de pequenos negócios.

Ações realizadas em 2010

O Empreender no Tocantins, que é executado entre as parcerias do Sebrae e Faciet, já recebeu um investimento de R$ 260.000,00 para executar as ações necessárias. Em junho, por exemplo, foi realizada em Palmas, no prédio da ACIPA, uma capacitação com o consultor do Sebrae de Santa Catarina, Jassir Cassol, que está envolvido nas ações do Programa Empreender desde sua implantação no Brasil.

O objetivo foi alinhar as informações referentes aos programas com os 10 novos consultores do Estado e capacitá-los com a metodologia METAPLAN – ferramenta principal utilizada na condução dos grupos, conhecidos como Núcleos Setoriais. Durante a capacitação, foi feito um plano de ação a ser seguido pelos consultores e, ações com foco na Lei Geral e Empreendedor Individual.

Resultado Significativo

O Núcleo Setorial das Artesãs do Babaçu, em Tocantinópolis, foi um dos 17 projetos contemplados pelo edital Empreender Competitivo – o único na região norte do país, no qual concorreram 99 projetos de todo o país, e que destinará recursos para o desenvolvimento de ações com foco no empreendedorismo deste Núcleo Empresarial. Fonte: http://www.empreender.org.br/.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae