Conexão Tocantins Araguaína

Estado

21/06/2010 - Redação

A Tocantins Curtimento de Couros Ltda. vai reativar as operações de processamento anteriormente realizadas pelo Curtume Açay, no município de Wanderlândia, nas proximidades de Araguaína, região Norte do Estado. A empresa arrendou as instalações e já providenciou a reforma das máquinas, e dentro de 10 a 15 dias poderá iniciar as atividades. A informação foi repassada nesta segunda-feira, 21, pelo empresário e representante do empreendimento, José Roque Hansen, ao secretário de Indústria e Comércio João Telmo Valduga.

J. Roque Hansen lembrou que o Curtume Açay, que funcionava no local havia arrendado as instalações ao Frigorífico Bertim, que encerrou as atividades. Ele falou sobre o projeto ao secretário e disse que a empresa vai apresentar carta-proposta para receber incentivos fiscais do Governo do Estado, através do Proindústria, programa executado pelo CDE – Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Segundo ele, as instalações estão bem conservadas e a indústria terá capacidade para processamento de até 1.500 couros/dia. Inicialmente, Tocantins Curtimento vai adquirir couros do Frigorífico Minerva e de outras empresas da região, mas também está negociando com a Geonex, indústria de gelatinas que vai ser inaugurada em Araguaína, para fornecimento de aparas.

O empresário vai visitar nesta terça-feira a área da ZPE - Zona de Processamento e Exportação de Araguaína, já a curtidora pretende ainda futuramente fornecer couro wet-blue (molhado-azul,em inglês), que passou por processo de pré-curtimento, para ser transformado nessa área e destinado ao mercado externo.

Fonte: Secom