Conexão Tocantins Araguaína

Geral

03/05/2010 - Redação

Foto: Esequias Araújo

Nesta segunda, dia 3, Araguaina foi contemplada com a passagem da Caravana Acelera Tocantins. Capitaneada pelo governador Carlos Henrique Gaguim, a Caravana conta também com a presença do vice-governador Eduardo Machado, do prefeito da cidade Valuar Barros, deputados estaduais, federais, senadores, secretários de Estado e presidentes de autarquias.

O primeiro compromisso oficial do governador foi vistoriar as obras de infraestrutura e ampliação no Aeroporto de Araguaina. De acordo com o secretário de Representação, Carlos Patrocínio, a obra vai permitir a operação de voos comerciais e vai custar cerca de 10 milhões de reais, frutos de parceria entre os governos estadual e federal.

A agenda a ser cumprida durante todo o dia é extensa. O governador visitou a Fundação de Medicina Tropical, que entre muitas outras pesquisas, desenvolve uma que estuda os mecanismos para erradicar o mosquito transmissor da dengue, doença que já fez várias vítimas em todo o Estado. Na ocasião foi lançada a Pedra Fundamental do laboratório de pesquisa animal.

Convênios

No Palácio Tancredo Neves, onde funciona a prefeitura de Araguaina, Gaguim e o prefeito Valuar assinaram convênios. Dentre eles, destacam-se: a autorização para construção de rodovia ligando a ZPE (Zonas de Processamento de Exportação) à estrada multimodal, ponte na represa sobre o rio lontra, planejamento municipal, construção de praça esportiva, reforma de duas escolas, pavimentação da vila Goiás, aquisição de equipamentos de fisioterapia do cantinho do vovô, equipamentos de fisioterapia, odontológicos e de fonoaudiologia para a APAE, centro poliesportivo da vila Patrocínio, banheiros no setor bairro bonito, termo de parceria para implantação da escolinha poliesportiva no município, termo de cessão de equipamentos de informática, entrega de ambulância, ônibus escolar, e assinatura do termo que regulamenta o programa Pioneiros Mirins. Na ocasião foi inaugurado o telecentro, onde a população vai acessar gratuitamente a Internet.

O governador acionou uma retroescavadeira, uma das máquinas colocadas à disposição do Dertins para melhorar as condições de tráfego nas ruas da cidade. “Não estamos aqui apontando quem é responsável por essa situação em que se encontram as ruas de Araguaína, viemos para ajudar e para resolver o problema,” disse o governador Gaguim.

Ao se dirigir ao 2º BP, Carlos Gaguim foi recepcionado pelo comandante da PM coronel Benvindo e por demais militares que agradeceram ao governador o reconhecimento e melhorias concedidas à categoria.

Pioneiros Mirins

Ainda na manhã desta segunda-feira, o governador reafirmou seu compromisso com a Fundação Pioneiros Mirins. Só em Araguaina são 4 mil crianças e adolescentes atendidos pelo programa. Como de costume, o governador realizou o plantio de uma árvore, cada pioneiro deverá cumprir a meta de ao longo de um ano plantar no mínimo 30 árvores.

“O governador Gaguim tem o meu respeito e a minha admiração. Em nome do povo de Araguaina externo meus agradecimentos ao governador e sei que todas as obras chegam na hora certa”, disse o prefeito Valuar Barros.

Fonte: Secom