Conexão Tocantins Araguaína

Geral

04/02/2010 - Redação

O presidente Lula inaugurou na última segunda-feira, 1º de fevereiro, mais 78 novos campi da Rede Federal de Educação Tecnológica. Durante a cerimônia ele afirmou que “é sagrado um país formar seus jovens, dar a eles essa oportunidade, todo mundo tem que ter essa chance”. E garantiu que não faltará dinheiro para investir em educação no Brasil.

Destes campi, 3 pertencem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, instalados nos municípios de Araguaina, Gurupi e Porto Nacional.

O presidente Lula entregou as placas de inauguração dos campi e parabenizou a Reitora Maria da Glória Santos Laia, e os diretores dos Campi de Araguaina professor Robson Luiz da Silva Menezes, de Gurupi professor Alfonso Siqueira, além do professor Artur Ferreira Lima Neto, do campus de Porto Nacional. Também esteve prestigiando o evento a deputada Federal Nilmar Ruiz.

A Reitora do IFTO destacou a importância da inauguração, pois a partir de agora a instituição atenderá de Norte a Sul do Tocantins, segundo as necessidades locais e potencialidades regionais.

Na ocasião o Ministro da Educação – MEC, Fernando Haddad enfatizou que na gestão do Presidente Lula os investimentos na educação triplicaram e que a expansão da Rede é uma conquista de todos, porque “é um desafio do MEC garantir educação de qualidade da creche até a pós-graduação, sem pular etapas”.

Vale lembrar que com a inauguração dos 78 campi, a Rede Federal duplicou sua capacidade para 280 instituições, distribuídas pelos 38 Institutos Federais. Até o final de 2010, a previsão é que mais 74 campi sejam inaugurados, perfazendo um total de 354 campi. Desta forma, a Rede terá uma capacidade instalada para atender 500 mil estudantes em todo Brasil.

Dos campi inaugurados no Tocantins, só Araguaina está em funcionamento, oferecendo os cursos Técnico Subsequente em Enfermagem, Técnico Subsequente em Gerência da Saúde, Técnico Subsequente em Informática para Internet e Pós-Graduação em Proeja. Já os campi de Porto Nacional e Gurupi têm perspectiva para iniciarem suas aulas no segundo semestre de 2010.

Fonte: Ascom IFTO

Por: Redação

Tags: Araguaina, Educação, Gurupi, IFTO, Porto Nacional