Conexão Tocantins Araguaína

Estado

28/01/2010 - Redação

Foto: Esequias Araújo

Durante a cerimônia de posse do secretário extraordinário de Assuntos Internacionais, Júlio Rezende, o governador Carlos Henrique Gaguim disse que pretende fortalecer os empresários tocantinenses por meio da atração de investidores estrangeiros. “A nossa prioridade é o nosso empresário local, mas sem esquecer dos investidores internacionais”, afirmou o governador. A solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira, 28, no Palácio Araguaia, em Palmas.

A secretaria, que estava sem titular, será vinculada ao Gabinete do Governador, portanto não terá recursos próprios. “Nós vamos atuar como um facilitador para os investidores internacionais que desejam investir no Tocantins e gerar emprego e renda para o nosso povo”, explicou o secretário extraordinário de Assuntos Internacionais. Júlio Rezende tem formação em Direito e Administração de Empresas. Ele também é o fundador e administrador da fazenda JR Sertaneja do Projeto Origine, com ampla experiência na área de negócios internacionais.

Mesmo antes de assumir a pasta o secretário já contribuiu com a concretização de importantes negócios para o Tocantins. “Nós fechamos um projeto de acordo internacional com os Estados Unidos, que envolve várias áreas, como o agronegócio, ecoturismo, energia e educação. Esse projeto garante a parceria com empresas e universidades”, concluiu Resende. O projeto citado pelo secretário é fruto de acordo de cooperação entre o Tocantins e o estado americano de New Hampshire, assinado no último mês de dezembro pelo governador Carlos Gaguim.

De acordo com o governador, o trabalho para desenvolver o Tocantins está sendo feito com total empenho.“Nós vamos ter aqui no Tocantins um adido comercial, como se fosse uma embaixada da China, Japão, Estados Unidos, da França, e de vários outros países. Queremos que esses representantes possam trazer empresários de seus países para cá”, ressaltou.

Carlos Gaguim também anunciou que ainda este ano o Tocantins terá outras conquistas como o fortalecimento da ZPE – Zona de Processamento de Exportação de Araguaina, a implantação do entreposto da Zona Franca de Manaus, a transformação do aeroporto de Palmas em internacional e a implantação de uma Base da Aeronáutica no Tocantins.

Fonte: Secom