Conexão Tocantins Araguaína

Geral

30/11/2009 - Redação

Foto: Elias Oliveira Em Araguaina Quintanilha (E) e Halum entregam notebooks Em Araguaina Quintanilha (E) e Halum entregam notebooks

O secretário estadual da Educação e Cultura do Tocantins, senador Leomar Quintanilha (PMDB), afirmou durante encontro com professores, diretores e agentes de ensino de Araguaina e de Dianópolis, durante o último fim de semana que vai agilizar a aposentadoria e rever o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria, “já estamos com um grupo de trabalho estudando o reajuste para os professores”, anunciou.

O secretário, entretanto deixou claro que vai cobrar resultados e deixou claro, ressaltando não querer que o dinheiro da Educação se perca em atividades-meio. “Quero que o dinheiro chegue onde interessa: na sala de aula”, disse.

Para Quintanilha, é importante também fazer um trabalho intenso para levar a comunidade a participar da escola. “É preciso que a escola interaja com a sociedade”, afirmou. Ele informou que, em breve, a secretaria terá um programa de televisão para alcançar esse objetivo: levar os pais às unidades de ensino.

Em Araguaina, o secretário, foi recepcionado pela diretora regional Suzana Salazar de Freitas e acompanhado pelo deputado estadual César Halum (PPS), entregou notebooks do projeto Um Computador Por Aluno (UCA). Foram sorteados também exemplares do livro “Municípios Tocantinenses: Suas Origens, Seus Nomes”, escrito por Halum.

Dianópolis

O prefeito de Dianópolis, José Salomão Ayres (PT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Reginaldo Rodrigues de Melo, receberam o senador Leomar Quintanilha no município, onde o secretário da Educação frisou que considera a escola o dínamo propulsor do desenvolvimento. O secretário declarou na oportunidade que a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os seus programas sociais, como o Bolsa Família, tem ampliado e garantido a presença das crianças na escola.

No município o secretário entregou mais notebooks do projeto UCA, desta vez acompanhado pelos deputados estaduais Paulo Roberto Ribeiro (PR) e José Viana (PSC). Na Escola Estadual Joca Costa, garantiu que vai procurar corrigir o problema de uma fossa, cuja limpeza causa grandes gastos à unidade e inconveniência aos alunos. Disse, ainda, que apressará a construção de um novo prédio.

Política

Leomar falou sobre o atual momento político e econômico do Estado e lembrou que o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) pegou o Estado em total estagnação. “Cassaram (o ex-governador Marcelo Miranda), mas não marcaram a data de saída, criando uma situação de paralisia no Tocantins. Durante mais de 60 dias, fornecedores deixaram de prestar serviços e de entregar mercadorias e obras ficaram paradas, causando prejuízos à população e ao Estado”, disse o senador.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa Leomar Quintanilha