Conexão Tocantins Araguaína

Geral

18/11/2009 - Redação

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim reuniu-se com os parlamentares tocantinenses da bancada federal para discutir as prioridades do Estado no Orçamento da União de 2010. A reunião aconteceu na noite desta quarta-feira, 18, na sala da liderança do PR (Partido da República), no Congresso Nacional, em Brasília.

Antes, o governador havia conversado com os técnicos da Secretaria de Representação sobre as obras prioritárias e a quantidade de recursos necessários para executá-las. Ele apresentou à bancada uma proposta de 16 emendas, que, juntas, somam quase R$ 1 bilhão. A de maior recurso se refere à dívida constitucional da União com o Tocantins: a bancada pleiteia R$ 300 milhões do Orçamento.

Dentre as propostas também estão as obras de macrodrenagem em Paraíso do Tocantins; construção de barragens, pontes, rodovias e unidades habitacionais; construção dos hospitais de Gurupi, Araguaina e Porto Nacional; recuperação das áreas degradadas nas bacias dos rios Araguaia e Tocantins e apoio para a regularização fundiária de terras do Estado.

O governador reconheceu o importante trabalho desempenhado pela bancada tocantinense no Congresso Nacional. “O governo ajudará a liberar essas emendas. O Estado vai ser só o gestor, mas os responsáveis pelas emendas são os parlamentares que levam aquela obra (aos municípios). Eu tenho certeza que todo o povo será beneficiado, incluindo as emendas individuais, não haverá nenhuma cidade sem a participação dos deputados federais”, afirmou Gaguim.

Participaram da reunião: o coordenador da bancada, senador João Ribeiro (PR); o senador Leomar Quintanilha (PMDB); os deputados federais Moisés Avelino (PMDB), Nilmar Ruiz (PR), Eduardo Gomes (PSDB), Laurez Moreira (PSB), Lázaro Botelho (PP), Vicentinho Alves (PR) e João Oliveira (DEM), além do secretário e do subsecretário de Representação do Estado, Carlos Patrocínio e Evandro Campelo, respectivamente.

Fonte: Secom