Conexão Tocantins Araguaína

Geral

28/08/2009 - Redação

Foto: Renato Alves

Palmas e o Tocantins está se consolidando como o mais novo endereço de polo confeccionista do país. O aporte financeiro para a qualificação profissional e compra de maquinários são alguns dos resultados obtidos no encontro do prefeito Raul Filho (PT) e alguns prefeitos do Tocantins, com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos, Lupi, nesta quinta-feira, 27, em Brasília.

Acompanhado da vice-prefeita de Palmas e presidente do Comitê Gestor do projeto, Edna Agnolin (PDT), e dos prefeitos de Araguaina, Valuar Barros; Colinas do Tocantins, José Santana Neto; Gurupi, Alexandre Abdalla; Paraiso do Tocantins, Paulo Tavares; Porto Nacional, Tereza Martins; Lajeado, Márcia Costa e de Tocantínia, Manoel Silvino; o prefeito de Palmas apresentou as propostas para expansão do pólo têxtil em mais 13 cidades do Tocantins, e o projeto piloto da I Feira da Moda de Palmas, como um modelo de geração de renda, emprego e aceleração econômica para o Estado.

Para o prefeito Raul Filho o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego é decisivo para a concretização do projeto. “Através desta parceria com o Ministério, o Pólo terá maior capital de giro. Além disso, será possível oferecer qualificação para a mão de obra local, contribuindo para a geração de empregos não só em Palmas, mas em diversas cidades do estado”, avalia.

O projeto, que inicialmente era apenas para Palmas, está atraindo a atenção de todo o Estado e de outras cidades do país. “O nosso objetivo é expandir o mercado, atraindo consumidores tocantinenses e também de outras regiões como a Bahia e o sul do Pará”, afirma a vice-prefeita Edna Agnolin.

1ª Feira da Moda de Palmas

Como o Ministério do Trabalho e Emprego já direcionou recursos e atenção especial para o projeto – através de aporte financeiro para a qualificação profissional no Projovem Trabalhador –, desta vez o Grupo Gestor terá recursos para a realização I Feira da Moda de Palmas, prevista para ser realizada em novembro, no Centro de Convecções e Eventos Parque do Povo.

De acordo com o Grupo Gestor do Polo de Confecções de Palmas, os municípios terão participação direta na demanda produtiva do Polo, bem como na comercialização dos produtos fabricados. Além dos municípios que participaram da audiência com o ministro, fazem parte do grupo, os municípios de Miracema, Brejinho de Nazaré, Santa Tereza, Ipueiras e Dois Irmãos.

Fonte: Ascop