Conexão Tocantins Araguaína

Campo

26/08/2009 - Redação

Foto: Divulgação

Os criadores de zebu do Estado de Tocantins terão a oportunidade de participar durante esta semana de vários eventos promovidos pelo Escritório Técnico Regional da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em Araguaina.

Nos dias 27 e 28 de agosto, o superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado ministra a sétima edição do Curso de Noções Morfológicas e Julgamento de Zebuínos na cidade. As aulas teóricas do curso serão realizadas no Parque de Exposição Dair José Lourenço. Já as aulas práticas serão realizadas nas fazendas Barra Bonita, do criador Roberto Leslinger (guzerá), Vale do Boi, do criador Epaminondas de Andrade (nelore) e fazenda Amapá, de propriedade do criador Sidney de Melo (tabapuã).

De acordo com o responsável técnico da ABCZ, João Batista Resende de Almeida, no dia 28, haverá ainda uma apresentação de animais que compõem o Sumário de Touros da ABCZ. A apresentação será feita na Fazenda Vale do Boi, em Carmolândia.

Já no sábado, dia 29 de agosto, a ABCZ promove um encontro com os criadores do Estado, na sede do Sindicato Rural de Araguaina, localizado no interior do Parque de Exposição Dair José Lourenço. Na oportunidade Carlos Henrique Cavallari falará sobre o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), esclarecerá dúvidas dos criadores e discutirá a realização de novas provas de ganho em peso no Tocantins.

Atualmente, estão sendo realizadas no Estado duas provas a pasto com a raça nelore. A primeira no Rancho Rochael, de propriedade do criador Rodrigo Rochael Guerra, na região de Araguaina e a outra na fazenda São João da Providência, de Maria Elizabeth Pereira, em Bernardo Sayão.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABCZ