Conexão Tocantins Araguaína

Estado

20/08/2009 - Redação

A prefeitura de Araguaina e o governo do Estado assinam nesta sexta-feira, 21, às 10 horas, no Auditório da Fieto, convênio para reforma e ampliação do Aeroporto da cidade.

A reforma prevê uma mudança geral que inclui a construção de salas para juizado de menores, administração, vigilância sanitária, Polícia Federal, embarque e desembarque de passageiros com capacidade para 95 pessoas, sala vip para 24 pessoas e cinco guichês para empresas aéreas, além, de uma praça de alimentação. No total vão ser construídos 1.214 m² de área.

Há quatro meses o projeto de reforma e ampliação do aeroporto foi entregue às secretarias de Estado da Indústria e Comércio e de Estado de Planejamento. O custo da obra é de cerca de R$ 1,2 milhão.

Aeroporto

Construído em 1978 o aeroporto de Araguaina nunca passou por uma reforma geral. Nesta etapa o prédio que conta com 1 hall, escritório, guichês, 1 lanchonete e sanitários, terá sua estrutura modernizada. A reforma também, inclui o recapeamento da pista de pouso e decolagem (1.800 m²).

Segundo o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Nahim Hallum, com a reforma e ampliação do aeroporto vai ser mais fácil atrair investimentos para o município.

Atualmente quem precisa ir à Araguaína tem que desembarcar em Palmas a 380 km ou em Imperatriz (MA), a 250 km. A única empresa aérea que atende a cidade, é a Trip, que faz linha até Parauapebas, no Pará, e só disponibiliza para a cidade entre oito e dez poltronas.

Segundo Hallum, desde o começo da gestão é feito contatos com outras empresas aéreas com o objetivo que possam atender a demanda crescente na cidade.

Da redação com informações Ascom Pref. de Araguaina