Conexão Tocantins Araguaína

Palmas

07/08/2009 - Redação

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Tocantins CREA-TO e o Corpo de Bombeiros, por meio da diretoria de segurança contra incêndio e Pânico formaram parceria com a participação de profissionais que atuam na área e realizam o Fórum de Segurança Contra Incêndio e Pânico. O evento acontecerá nas principais cidades do Estado, em Palmas, Araguaina e Gurupi.

Araguaina no norte do Estado será o primeiro município a receber os profissionais, no dia 26 de agosto no auditório da Câmara Municipal. Já no dia 28 será a vez de Gurupi e no 31 em Palmas no auditório do Crea. As três edições do Fórum vão acontecer no período da manhã, das 8h ao meio dia. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas nas seções de serviços técnicos do Corpo de Bombeiros ou nas regionais do Crea em todo o Estado.

O Fórum é direcionado aos Engenheiros e Arquitetos que atuam na elaboração de projetos contra incêndio e pânico, tendo também como público alvo os estudantes de Engenharia e Arquitetura. O diretor de Serviços Técnicos, capitão Geraldo da Conceição Primo apresentará a estrutura do trabalhos realizado pelo Corpo de Bombeiros e as melhorias que vem sendo implantadas, bem como os principais problemas identificados nos projetos recebidos. Entres eles, destacam-se o dimensionamento das saídas de emergência e o acesso das viaturas.

Durante o evento os profissionais e estudantes vão poder tirar dúvidas sobre a legislação estadual e, ainda, apresentar a demanda do setor. Capitão Primo destaca que o Fórum dá inicio ao projeto de estreitar o relacionamento entre a corporação e os profissionais, visando o desenvolvimento de uma cultura de segurança no Estado.

Para a Presidente do CREA, a Engenheira Civil Roberta Castro, proporcionar segurança e a base de tudo é uma das muitas preocupações do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Tocantins, “ao apresentar uma belo projeto o profissional deve ter a visão de conforto mas acima de tudo segurança” disse a presidente.

Ainda neste semestre, há previsão para a oferta de um curso básico de elaboração de projeto de incêndio.

Abravidros

No dia 31, em Palmas, o encontro continua no período da tarde com uma palestra sobre a utilização correta dos tipos de vidros na construção civil, que será ministrada por Sílvio Carvalho, representante da Abravidros – Associação Brasileira de Distribuidores e processadores de Vidros Planos. A utilização do vidro (comum e laminado) é uma tendência de mercado cada vez mais presente na construção civil do Estado. “É preciso que tenhamos orientação necessária para que o uso seja feito de acordo com as normas técnicas” , ressalta o capitão Primo. A associação Brasileira de Normas Técnicas regulamenta a utilização de vidros na construção.

Fonte: Assessoria de Imprensa Crea-TO