Conexão Tocantins Araguaína

Campo

03/07/2009 - Redação

Com a participação de 26 médicos veterinários que atuam na Defesa Animal do Estado, a Adapec - Agência de Defesa Agropecuária, realizará entre os dias 06 e 10 de julho, um curso sobre colheita de material de laboratório, ministrados pelos instrutores do Lanagro - Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais e São Paulo. A abertura do evento será ás 8horas da manhã com a presença do presidente da Adapec, Humberto Camêlo, no auditório do Senai em, Araguaina, região Norte do Estado.

Segundo Humberto Camêlo, o objetivo é aprimorar os conhecimentos dos profissionais, sobre os procedimentos que devem ser adotados, em caso de necessidade de coleta de material para investigação de suspeita de doenças, em eqüinos, suínos, bovinos e aves. “Nossos profissionais continuamente têm recebido treinamentos para atender com qualidade o produtor rural. Esta preparação com o laboratório oficial do Ministério da Agricultura possibilita a coleta de material com mais precisão, indica a forma mais adequada de acondicionamento, e envio ao laboratório,” explica.

O treinamento, além de contar com exposições teóricas, contará com aulas práticas que serão ministradas na Escola de medicina veterinária da UFT - Universidade Federal do Tocantins, no laboratório AIE do sindicato rural e no abatedouro Assocarne. Na programação serão discutidos temas como Brucelose e Tuberculose, doenças das aves, doenças virais dos suínos e eqüinos sob controle oficial e doenças virais de bovinos (Febre aftosa, raiva), entre outros.

Fonte: Adapec