Conexão Tocantins Araguaína

Geral

26/06/2009 - Redação

A Prefeitura de Araguaina, através das Secretarias de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, realiza no período de 26 a 28, desta sexta-feira até domingo, a partir das 20 horas, o Arraiá Municipal, com o tradicional festival de quadrilhas da cidade. Este ano o evento será realizado na arena do Parque de Exposições Dair José Lourenço e terá a apresentação de quadrilhas mirins das escolas municipais e estaduais. Nesta sexta-feira, dia 26, às 16 horas, abrindo as festividades, será realizada uma carroceata, saindo do Centro Cultural Agnaldo Borges Pinto até o parque de exposições.

As doze quadrilhas que se inscreveram para o festival vão concorrer aos três primeiros lugares, além de melhor gritador, casamento, rainha e casal de noivos. Os grupos serão analisados por sete jurados, sendo que os requisitos para o julgamento são: figurino, tradição, repertório musical, casamento, gritador e conjunto. Serão três quadrilhas selecionadas nas duas primeiras noites de apresentação. No domingo será realizada a grande final, com a apresentação das seis finalistas. Os três primeiros colocados receberão troféus, medalhas, certificados e uma premiação em dinheiro, sendo um total de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).

História Festa Junina

A festa junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial, segundo os historiadores. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. A dança veio da França, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. A tradição de soltar fogos de artifício veio da China. A dança de fitas teria vindo da península ibérica, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afrobrasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando, características particulares em cada uma delas. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas algumas das comidas típicas da festa junina. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Programação 

Dia 26/06 (Sexta-feira)

1 – Pior sem nós

2 – Os arregaçados

3 – Os desmatelados

4 – Inhaca Arara

5 – Machucado da Jumenta

Bandas: Tradicional Pé de Serra, Banda Pedra de Fogo

Dia 27/06 (Sábado)

1 – Os malacabados

2 – Escorrega mar num cai

3 – Pau de cebo

4 – Bafo de suvaco

5 – Arranca Toco

6 – Saco Furado

Bandas: Tradicional Pé de Serra e Banda Mel do Forró

Dia 28/06 (Domingo)

Final festival de quadrilhas

Bandas: Tradicional Pé de Serra, Banda Xamego Arrochado e Encontro dos Sanfoneiros

Fonte: Ascom pref. de Araguaina