Conexão Tocantins Araguaína

Palmas

25/05/2009 - Redação

Foto: Divulgação Humberto Camêlo, fala sobre os investimentos e a estrutura do órgão Humberto Camêlo, fala sobre os investimentos e a estrutura do órgão
  • Marne Nolêto apresenta relatórios e documentos sobre o programa de trânsito de animais aos auditores Janete Vatanabe e Danilo Vilela

Uma equipe de fiscais agropecuários do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – chegou ao Tocantins nesta segunda-feira, dia 25, para auditar o Serviço de Sanidade Animal, com ênfase no Programa de Controle e Erradicação da Febre Aftosa. Os fiscais foram recepcionados pelo presidente da Adapec – Agência de defesa Agropecuária – Humberto Camêlo, que fez uma apresentação sobre os investimentos e a estrutura do órgão nesta manhã.

A inspeção, considerada de rotina pelo Mapa, passará por escritórios e barreiras fiscais da Adapec em nove municípios do Estado: Palmas, Monte do Carmo, Paraíso, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Araguaína, Goiatins, Barra do Ouro e Filadélfia.

Os médicos veterinários da Adapec se prepararam para a auditoria, produzindo relatórios e reunindo documentos sobre o programa de erradicação da febre aftosa para apresentar aos fiscais. Serão avaliadas as equipes e as possíveis deficiências técnicas e administrativas. O objetivo é que o Serviço de Sanidade Animal seja aprimorado com as auditorias e os problemas solucionados em todos os estados brasileiros.

“Temos feito grandes investimentos na estrutura do órgão. Constantemente renovamos a frota, equipamos os escritórios, instalamos internet e o programa de emissão de documentos on line. Além do mais, nossos fiscais passam por capacitações frequentemente. Tudo isso para oferecer o melhor serviço ao produtor”, explica o presidente da Adapec, Humberto Camêlo sobre as ações que serão auditadas pelo Mapa. “Estamos otimistas”, pontua.

“Com a auditoria do Mapa poderemos receber sob a indicação do Ministério, visitas de outros países para conhecer o trabalho realizado aqui e com isso ampliar nosso comércio”, conta a coordenadora de Sanidade Animal, Marilene Nesso. Atualmente, o Tocantins exporta carne para mais de 130 países.

A última auditoria realizada pelo Ministério, no Tocantins, aconteceu em agosto de 2007, avaliando também o Programa de Erradicação contra Febre Aftosa.

Fonte: Ascom Adapec