Conexão Tocantins Araguaína

Meio Ambiente

23/03/2009 - Redação

Foto: Divulgação

Técnicos das Unidades Regionais do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Gurupi, Araguaína e Arapoema, e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), realizaram atividades no Dia Mundial da Água (comemorado ontem, 22 de março) com objetivo de sensibilizar as comunidades quanto ao uso racional da água.

Em Mateiros, com o slogan “Sem água não há vida, sem vida não há nada”, os servidores do PEJ, juntamente com outras instituições do município, realizaram evento para conscientizar a comunidade da necessidade de se preservar as Áreas de Preservação Permanente, diminuir o desperdício da água, não poluir rios e lagos, entre outros temas. A programação teve apresentação do Coral Ambiental na Praça da Prefeitura Municipal; passeata pelas ruas da cidade; plantio de 30 mudas de espécies nativas às margens do Brejo Grande; além de bate-papo com autoridades municipais, teatro e mostra de filmes sobre a água, e exposição de painel temático com fotos e informações relativas à preservação dos recursos hídricos, na Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas.

A comunidade de Gurupi também foi beneficiada. A gerência do Naturatins se uniu a Saneatins e a Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente e realizou uma blitz educativa na qual foram distribuídos materiais informativos e copinhos com água potável. No trabalho, realizado em um semáforo da Rua 7 esquina com a avenida Goiás, foram atendidas cerca de 500 pessoas, entre motoristas e pedestres.

Já em Arapoema, técnicos das Unidades Regionais de Araguaína e Arapoema realizaram palestras nas Escolas Municipais Irmã Rita e Maria José Gomes de Sales. Na ocasião foram abordados temas como reutilização da água, reciclagem e redução do consumo da água e a importância e proteção das nascentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Naturatins