Conexão Tocantins Araguaína

Geral

16/03/2009 - Redação

Foto: Frederick Borges

No seu último compromisso em solo tocantinense, nesta segunda-feira, 16, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, ministrou palestra em Araguaína, no norte do estado, sobre o Plano Amazônico Sustentável. No evento, que aconteceu no auditório da Faculdade Dom Orione, Unger - que coordena o projeto - fez uma trajetória da situação atual do plano e apresentou os seus principais eixos.

Para o ministro, são primordiais para desenvolvimento sustentável do país a regularização ambiental, a recuperação de áreas degradadas, além da logística. Sobre esta última, ressaltou que podem tirar a região amazônica do isolamento através de grandes obras como as implementadas no Tocantins, a exemplo da Usina de Estreito, que visitou na manhã do mesmo dia. “É importante compreender que uma obra como essa não é apenas física, é também social, é uma oportunidade de associar o estado brasileiro aos pequenos e médios produtores de forma inovadora”.

Na abertura do evento, o governador fez questão de ressaltar que esta é uma oportunidade de discutir políticas públicas e encontrar soluções para o desenvolvimento equilibrado da região amazônica. Marcelo Miranda ainda agradeceu os esforços do governo federal, que segundo ele, volta regularmente sua atenção ao Tocantins, a exemplo do que mostra a presença do ministro no estado.

O evento serviu ainda para que a comunidade e lideranças contribuíssem com sugestões para o plano de desenvolvimento sustentável. Participaram do evento, o vice-governador Paulo Sidnei, o presidente da Assembléia, Carlos Henrique Gaguim, e os deputados federais Osvaldo Reis, Laurez Moreira e Lázaro Botelho, além do prefeito de Araguaína, Valuar Barros e liderança da região.

Gaguim considerou importante a presença do ministro no Estado e a sua preocupação com a realidade regional. “Ele fez questão de conversar, ouvir a base, então isso passa o sentimento de conhecer a realidade e é assim que vamos fazer um Brasil e um Tocantins ainda melhor para todos”, disse Gaguim ao parabenizar o governo do Tocantins pela parceria com o governo federal, que, segundo disse, tem resultado em grandes benefícios ao Estado.

Fonte: Secom