Conexão Tocantins Araguaína

Estado

13/03/2009 - Redação

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, chega ao Tocantins neste domingo, 15, para uma programação que inclui visitas a obras e programas apoiados pelo governo federal e realização de palestra sobre desenvolvimento sustentável. O governador Marcelo Miranda acompanha o ministro em todos os eventos.

Por volta das 9h da segunda-feira, 16, o ministro e o governador visitam as obras da UHE – Usina Hidrelétrica de Estreito, a 525 km de Palmas, na divisa entre o Tocantins e Maranhão. A UHE Estreito é um dos maiores projetos de geração de energia elétrica em construção no Brasil, com capacidade para gerar 1.087 megawatts de energia. A obra faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, e recebeu investimentos privados da ordem de R$ 3,6 bilhões.

A previsão é que o enchimento do reservatório seja iniciado em 2010 e no mesmo ano comece a operar a primeira das oito turbinas geradoras de energia. A UHE Estreito deve estar em pleno funcionamento em novembro de 2011. Serão gerados cerca de 5.500 empregos diretos e 16.500 empregos indiretos, totalizando 22.000 postos de trabalho. A UHE Estreito tem priorizado a contratação da mão-de-obra local.

Wanderlândia e Darcinópolis

Após a visita à Usina Hidrelétrica de Estreito, o ministro Mangabeira e o governador Marcelo Miranda seguem para o município de Wanderlândia, a 435 km de Palmas, onde visitam, por volta das 11h, o projeto Reviver, da Associação de Trabalhadores Rurais do Vale do Corda.

O projeto atua diretamente com famílias de Wanderlândia e Darcinópolis, com o objetivo de incentivar a apicultura, a piscicultura e os sistemas agroflorestais de produção de frutas da região (bacuri, buriti, caju, acerola, cajá, tamarindo, goiaba e cupuaçu).

Foram investidos aproximadamente R$ 400 mil do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA), integrante do Programa Piloto para Proteção das Florestas do Brasil (PPG7) – coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e financiado pela cooperação internacional.

Araguaína

Ainda na segunda-feira, às 15h, no auditório da Faculdade Dom Orione, em Araguaína, Mangabeira Unger faz uma palestra sobre o “Plano Amazônico Sustentável”. O encontro é aberto a prefeitos, autoridades da região Norte do Estado, acadêmicos e sociedade

Fonte: Secom