Conexão Tocantins Araguaína

Geral

21/01/2009 - Redação

Foto: Divulgação
  • Local destinado a Tribuna de Honra do Estádio
  • Maquete do estádio

O secretário estadual do Esporte, Palmeri Bezerra, anunciou, nesta terça-feira, 20, que o Estádio de Futebol Leôncio de Souza Miranda, o Mirandão, em Araguaína, será inaugurado no dia 7 de fevereiro com o jogo envolvendo as equipes do Araguaína x Goiás, num dos maiores e mais modernos estádios de futebol da região Norte do país.

Segundo Bezerra, um evento tão importante como este merecia uma partida contra um time da primeira divisão do futebol brasileiro e também pelo fato de o Estado ter muitos goianos. "Com certeza, quem comparecer ao Estádio vai ficar muito feliz, pois terá a oportunidade de participar de um grande evento", ressaltou o secretário.

Programação

Na programação ficou definido que antes da partida principal haverá um amistoso entre a seleção Master de Araguaína - o time do governador Marcelo Miranda. Após a inauguração do Mirandão, no estacionamento do Estádio vai acontecer um show musical regional e depois a atração da banda Cia do Kalipso.

Com relação ao convite para assistir ao jogo, serão disponibilizados cerca de dez mil ingressos que serão distribuídos uma semana antes do jogo em diferentes pontos da cidade.

Dados Técnicos

O Estádio de Futebol Leôncio de Souza Miranda, em Araguaína, conta com 20.868,22 mil metros quadrados de área construída e segue todas as normas e padrões da CBF - Confederação Brasileira de Futebol.

Com uma estrutura moderna e arrojada, o estádio foi projetado pela Seinf - Secretaria da Infra-Estrutura do Estado. Foram construídas arquibancadas para 10 mil pessoas, campo de futebol gramado com sistema de irrigação automatizado, iluminação e drenagem, acessos com rampas adequadas à acessibilidade, áreas privativas para ambulância, corpo de bombeiros e polícia militar, bilheterias, vestiários completos para times e árbitros, área de alimentação e sanitários para o público em geral, ala privativa com tribunas de honra, cabines de rádio e TV com interligação de rádio e voz direta com o campo e área para imprensa, iluminação interna completa e placar eletrônico.

O estádio também conta com estacionamento, urbanização, paisagismo, drenagem e iluminação externa. Ao todo, foram investidos R$ 22,9 milhões.

Leôncio de Souza Miranda

Importante liderança política do Norte de Goiás, Leôncio de Souza Miranda foi casado com Anaídes Brito Miranda, com quem teve os filhos: José Edmar Brito Miranda, Juraci Brito Miranda (in memorian), Maria Amélia Miranda, Anadir Brito Miranda, Glória Brito Miranda e Maria Helena Brito Miranda. Leôncio Miranda foi criador do povoado de Trindade (hoje município de Tupirama), em 1937. Leôncio também foi prefeito da cidade e vivenciou todas as etapas de seu desenvolvimento, bem como de todo o Norte goiano, hoje Estado do Tocantins.

Fonte: Sespo