Conexão Tocantins Araguaína

Polí­tica

02/01/2009 - Redação

Foto: Frederick Borges

Na manhã desta quinta-feira, 1º de janeiro, o governador Marcelo Miranda prestigiou a posse do prefeito eleito de Araguaína, Valuar Barros. O evento reuniu milhares de pessoas no ginásio de esporte do Bairro Neblina. Os 11 vereadores eleitos também foram empossados para a legislatura 2009-2012.

Marcelo Miranda acompanhou toda a cerimônia e disse que não poderia deixar de comparecer à posse do prefeito e dos vereadores de Araguaína. "Eu entendo a importância do município para o contexto sócioeconômico do Estado e vim abraçar o Valuar em nome de toda a sociedade, para trazer o apoio do governo do Estado", disse.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Valuar Barros empossou os novos secretários de seu governo e disse que está entrando na prefeitura com vontade de fazer Araquaína crescer. "Espero que essa crise não nos atinja e quero ver essa cidade bonita e com o povo empregado", disse Barros.

Depois da cerimônia de posse, o governador Marcelo Miranda foi para o município de Miranorte, participar da posse do prefeito eleito Abrão Costa.

Valuar Barros

Félix Valuar de Sousa Barros nasceu em 19 de outubro de 1954, em São Félix de Balsas (MA). Barros veio para a região, no então Norte Goiano, aos 11 anos, com os pais e mais oito irmãos. Trabalhou como engraxate, feirante e outros serviços considerados "bicos". Cursou até o segundo ano do segundo grau. Depois de muitos anos, conseguiu se firmar na cidade sendo um comerciante.

A sua história política começa em 1988, quando se elegeu vereador pela cidade de Araguaína. Em 2000, elegeu-se vice-prefeito da mesma cidade. Seu primeiro mandato como deputado estadual foi no pleito de 1994. Na legislatura seguinte, assumiu como suplente e, em 2004, conquistou seu segundo mandato como titular.

Em 2006, reelegeu-se com a segunda maior votação do Estado, 20.414 votos. Os municípios em que foi mais votado foram Araguaína, Wanderlândia, Santa Fé, Carmolândia e Goiatins. Nas eleições do último dia 05 de outubro, Barros conseguiu 35.798 votos, correspondendo a 52,46% dos votos válidos. Valuar Barros vive com Jeneci Augusta Alves, a Gê, com quem tem dois filhos: Fernanda e Valuar Junior. É pai também de Jaqueline e Graciele.

Secretariado

Secretaria da Administação - Amilton Alves Cardoso (Amilton da Caixa)

Secretaria da Infra-Estrutura e Obras - Fábio Levy Rocha

Secretaria da Fazenda - Clóvis de Sousa Santos Júnior

Secretaria do Planejamento - José Carlos Mendes

Secretaria da Educação - Josefa Maria Correia de Oliveira

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente - Hamilton Tornin Guimarães

Secretaria da Indústria e Comércio - Nahim Hanna Halum Filho

Secretaria da Ação Social, Desenvolvimento e Juventude - Carlos Júnior Spegiorin Silveira (Jota Patrocínio)

Secretaria Extraordinária de Governo - Zildomar Dias de Almeida

Secretário da Saúde - Eduardo Novaes Medrado Santos

Secretaria da Cultura - Marly Carvalho Rodrigues Marzola

Secretaria de Esporte - Altair Bandeira

Chefe de Gabinete - Hélter Dantas

Instituto Municipal de Previdência e Assistência do Município (Impar)- Olyntho Garcia Oliveira Neto (Olyntho Neto)

Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funmac) - Vera Lúcia Miranda Bezerra

 

Fonte: Secom